segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONDERI PARTICIPA DE REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES


No dia 15 de outubro às 16h. na Câmara Municipal de Vereadores de Ubajara, o Presidente do CONDERI Glauber Sousa, esteve participando da reunião onde apresentou aos parlamentares o projeto do Festival Floração do Maracujá e XXIII Fepai a ser realizada em Ubajara nos período de 04 a 06 de novembro com total apoio do CONDERI, da Casa de Variedades, Agrosystem e Banco do Nordeste. Também participou a Tec. do Sebrae Suilany. Foi ressaltado que em breve a Diretoria do CONDERI estará participando de todas as reuniões das 9 Câmaras municipais da Ibiapaba, como forma de divulgação e fortalecimento do Conselho.
Foi com muita alegria que o Presidente Glauber informou que a Ibiapaba, através do Parque Nacional de Ubajara, havia sido aprovado como membro da Associação Mundial das Montanhas Famosas(WFMA), que contou com a participação e articulação do CONDERI.

CONDERI PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO TERRITORIO DA IBIAPABA


O presidente do CONDERI Glauber Sousa, participou no dia 22 de outubro no Auditório do SINE/IDT de Ubajara, da reunião do Conselho Gestor do Território da Ibiapaba, onde realizou apresentação da XXIII Fepai e dos Festival Floração do Maracujá 2010 que tem apoio do CONDERI. A apresentação foi importante para aprovação do MARACUJÁ como instrumento inicial de trabalho e projeto a ser desenvolvido na região pela cadeia produtiva desse importante fruto para Ibiapaba, através do Território, tendo em vista que somos o maior produtor do Ceará.

CONDERI REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA


Foi realizada no dia 15 de outubro no auditório do SINE/IDT  de Ubajara, mais uma reunião ordinária do CONDERI com importantes ações deliberadas, com a participação do Presidente Glauber Augusto, Secretária Lucileide, Conselheiros, Verônica da Sec das Cidades e convidados:
  • Início do movimento de abaixo assinado em prol da Universidade Federal para Ibiapaba nos dias 04 a 06 de novembro de 2010, durante o festival Floração do Maracujá da Ibiapaba e a Fepai em Ubajara;
  • Realização da Oficina de Idéias para elaboração do documento pensando a Ibiapaba para 2030, a ser realizada dias 24 e 25 de novembro de 2010 na Ibiapaba em Ubajara;
  • Realizar articulação e apoio para participação da Ibiapaba no evento do Ministéiro da Integração Nacional-MIN sobre as Cadeias Produtivas do Plano MEIO-NORTE 2030, que acontecerá dia 08 de novembro em Viçosa;
  • Formação das câmaras temáticas que irão contribuir muito em estudos e pesquisas para Ibiapaba;
A Diretoria

IBIAPABA APROVADA NA ASSOCIAÇÃO DAS MONTANHAS FAMOSAS-(WFMA)

No dia 15 de outubro a Ibiapaba acaba de ingressar na Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association - WFMA), através do Parque Nacional de Ubajara. O CONDERI foi informado durante sua reunião ordinária que acontecia em Ubajara no Auditório  do IDT.

A entidade reúne montanhas turísticas como o Kilimanjaro (Tanzânia), o Monte Hood (Estados Unidos) e parques na Alemanha (Bergstasse), Áustria (Eisenwurzen) e Romênia (Gaina e Covsna).
Os novos integrantes foram anunciados durante o II Congresso das Montanhas Famosas, realizado em outubro em Jiujiang, onde o Prefeito Sávio Pontes de Ipú que foi representando a Ibiapaba recebeu o diploma de certificação. Esse diploma é válido até o congresso de 2011 marcado para Portland (EUA). A Ibiapaba deve implementar imediatamente uma série de ações a fim de continuarem na relação. Há três meses, membros da WFMA visitaram a Serra da Ibiapaba, através de articulação do CONDERI junto à Sec das Cidades, onde o CONDERI acompanhou a visita técnica em Ubajara e Ipú. Estamos felizes poís nós Conselheiros temos a certeza que contribuímos e ajudamos a Ibiapaba nessa importante conquista.
Criada em 2009 para compartilhar experiências de desenvolvimento econômico, promoção do turismo e proteção ambiental entre os cinco continentes, a Associação Mundial de Montanhas Famosas reúne montanhas turísticas e parques naturais de montanhas ao redor do mundo. O único representante do Brasil na entidade era o Geopark Araripe, na região do Cariri, mas agora foram incluídos os monólitos de Quixadá, no Sertão Central; o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba; e a região de Guaramiranga, no Maciço de Baturité.
O Parque Nacional de Ubajara, que fica na Serra da Ibiapaba, foi criado com uma área de 563 hectares, em 30 de abril de 1929 e teve sua área ampliada para 6.288 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CONDERI APOIA O III FESTIVAL FLORAÇÃO DO MARACUJÁ E XXIII FEPAI


O CONDERI está apoiando a realização no período de 04 a 06 de novembro de 2010 o III Festival Floração do Maracujá da Ibiapaba e XXIII FEPAI - Feira de Negócios da Ibiapaba. O evento de lançamento ocorreu dia 30 de setembro de 2010, no Neblina Park Hotel em Ubajara. Participaram mais de 150 pessoas, entre autoridades, imprensa, convidados e empresários da Ibiapaba. O Festival Floração do Maracujá é a FEPAI são uma realização em parceira do SINE/IDT, SEBRAE, Prefeitura de Ubajara e Governo do Estado, com patrocínio da Casa de Variedades e Agrosystem. A espectativa é de 15.000 visitantes durante os três dias do evento.

Segue abaixo a programação:

• Quinta feira 04/11

9h Capacitações Técnicas – Baseadas na cultura do maracujá

16h30 Cortejo Multicultural – Grupo diversos

19h Apresentação das candidatas ao concurso Rainha do Maracujá
19h30 Abertura Oficial do evento com a presença de Autoridades
20h Coquetel de Abertura – Convidados (no estande gastronômico)
20h Desfiles das empresas expositoras
21h 1ª Apresentação – Grupo Raios de Sol de Ubajara
22h 2ª Apresentação – Grupo Samba e Chorinho de Ubajara

• Sexta feira 05/11
9h Capacitações Técnicas – Baseadas na cultura do maracujá
18h30 Exibição de Vídeos – Clipes musicais
19h Desfiles da empresas expositoras
20h Concurso Gastronômico – Maracujá (no estande gastronômico)
20h30 Apresentação das candidatas ao concurso Rainha do Maracujá
20h40 1ª Apresentação - Grupo Saxteto de Ipú
21h40 2ª Apresentação – Grupo Chorinho de Ipú
• Sábado 06/11
9h Cozinha Show – Coquetéis a base de maracujá
18h30 Exibição de Vídeos – Clipes musicais
19h Entrega de certificados e diplomas (culinária do Maracujá)
19h30 Concurso e premiação da Flor do Maracujá
20h 1ª Apresentação - Banda MP4 de Ubajara
20h40 Concurso, Desfile e premiação da Rainha do Maracujá
21h30 Encerramento Oficial do evento
22h 2ª Apresentação – Grupo Samba e Chorinho de Ubajara

CONDERI REALIZARÁ OFICINA DE FUTURO-IBIAPABA 2030

O CONDERI estará realizando importante evento nos dias 24 e 25 de novembro de 2010 na ibiapaba. Será a OFICINA DE IDÉIAS - para Construção de Futuro- Ibiapaba 2030. Momento espetacular de participação de todos para pensarmos como queremos e pensamos a Ibiapaba em 2030.


Venha, participe e colabore!

CONDERI PARTICIPA DE CONFERÊNCIA EM LUSHAN NA CHINA

O CONDERI estará participando com nosso Conselheiro Silvio Moreira do Sebrae da missão técnica à II Conferência da Associação Internacional de Montanhas Famosas, no período de 11 a 15 de outubro em Lushan na China. Estaremos torcendo para que nossa querida Ibiapaba seja incluída nessa importante associação mundial.

Vamos conhecer um pouco dela:
1)O que é a Associação das Montanhas Mundialmente Famosas e quais os seus objetivos?
A primeira conferência, em outubro de 2009, reuniu representantes de 10 países – dentre eles, o Brasil –, cada um com pelo menos uma montanha ou área montanhosa, com a intenção de criar um laço entre as mesmas, de forma que possam dividir informações para o desenvolvimento regional dessas áreas, ao mesmo tempo em que se preserva o ambiente natural e rico desse tipo de paisagem.

2) O que devemos preparar para a Conferência, ou o que lá se espera?
Na segunda edição da Conferência, o número de representantes, países e montanhas é absolutamente maior. Enquanto em 2009, o Brasil marcou presença apenas pelo Geopark Araripe (Ceará), com duas representantes, nesse ano temos cinco montanhas (quatro do Ceará e uma do Rio Grande do Sul) e 13 representantes, constituindo a maior delegação deste ano.

Na reunião do CONDERI de novembro será apresentado um resumo dessa viagem técnica.

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONDERI 15 DE OUTUBRO EM UBAJARA

O CONDERI estará realizando sua 9ª Reunião Ordinária de 2010, dia 15 de OUTUBRO DE 2010, de 8:30h às 11:30h., no AUDITÓRIO DO SINE-CE/IDT - Centro – Ubajara.
PAUTA:
  • FORMAÇÃO DAS CÂMARAS TEMÁTICAS;
  • CONSTRUÇÃO DO FUTURO - OFICINA DE IDÉIAS PARA A REGIÃO DA IBIAPABA-2030;
  • APRESENTAÇÃO DO III FESTIVAL FLORAÇÃO DO MARACUJÁ E XXIII FEPAI 2010.
Venha Participe!

CONDERI REALIZA JANTAR/REUNIÃO



O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, realizou no dia 16 de setembro de 2010, na Pousada e Restaurante Gruta Ubajara “ O Gomes”, um grande jantar-reunião, objetivando intensificar parcerias no desenvolvimento de projetos e programas em benefício da Ibiapaba. O jantar contou com a brilhante Presença do Secretário Estadual das CIDADES, Ilmo.sr. Joaquim Cartaxo e equipe, do Presidente do CONDERI Glauber Sousa e Secretária Lucileide, do Prefeito de Ubajara Ari Vasconcelos, vários Conselheiros do CONDERI, gerentes de instituições finançeiras BB e BNB, dos representantes do Grupo de Empresários da Ibiapaba-GETI, autoridades, Sebrae, chefes de Instituições, ICMBIO, IBAMA, Presidente de Câmara de vereadores, empresários da Ibiapaba e secretários municipais de Ubajara e Ipú.