segunda-feira, 25 de julho de 2011

CONDERI PARTICIPA DE MESA REDONDA NO III SIMPÓSIO DE IPÚ

O Preisidente do CONDERI Sr. Glauber Agusto Lira Sousa participou da MESA REDONDA durante o  III Simpósio de Ipu em 06 de julho de 2011. 


PERSPECTIVAS E MOBILIZAÇÕES PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA COMO FERRAMENTA DE GESTAR UM PENSAR SUSTENTÁVEL

 Prof. (a). Dr.(a). em Educação Adriana Capanni (UVA)
 Prof. Dr. em Educação Edvar Costa Rodrigues (UVA)
 Presidente do CONDERI Glauber Augusto Lira Sousa (IDT)
 Representante da Assembléia Legislativa do Ceará Dep. Sergio Aguiar
 Representante dos Universitários da Ibiapaba

MANIFESTO DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NOROESTE DO CEARÁ – REGIÃO DA IBIAPABA

Nós Ibiapabanos, vimos manifestar a Excelentíssima Senhora Presidente da República do Brasil Srª. Dilma Rousseff e ao Ministro da Educação, Drº Fernando Haddad nosso grande empenho, no projeto de expansão do ensino superior no interior do país, que fortalece o desenvolvimento regional, com a perspectiva de instalação de uma Universidade Federal da Ibiapaba-UFI. Requerendo desse modo atenção especial ao estado do Ceará, pelos motivos abaixo explicitados: a região da Ibiapaba, composta pelos municípios de Viçosa do Ceará Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba, Croata, Carnaubal e Ipu, é uma região com grande potencial de desenvolvimento, com projetos do governo federal e estadual (Plano Meio Norte/Territórios da Cidadania), equipamentos como o aeroporto de São Benedito, o APL de floricultura e produtos orgânicos e que para tanto precisa investir mais no seu capital humano e social, dando a oportunidade de ensino superior e ensino técnico para a população local, principalmente os jovens que representam uma população de 97.748, num percentual de 28.7% habitantes. A implantação da Universidade Federal da Ibiapaba atenderá aos anseios das famílias e dos alunos que concluem o 2º grau e que por vezes são obrigados a se deslocarem para o município de Sobral (distante cerca de 110Km) com muitas dificuldades financeiras em suprir os gastos com transporte, alimentação, além dos desgastes físicos e psicológicos ocasionados pelos deslocamentos diários na média de cinco horas de viagem no período da noite, onde existem os riscos de acidentes por se tratar de uma região serrana. A implantação da Universidade Federal da Ibiapaba representaria um marco no processo de alavancagem do desenvolvimento territorial e do fortalecimento da identidade regional para 340.499 habitantes,além de atender seu entorno bem como os municípios do estado do Piauí e Maranhão.

Este é o desejo da população abaixo relacionada, para o qual solicitamos especial atenção.
Cordialmente:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DIRETORIA DO CONDERI PARTICIPA DE REUNIÃO NA ASSEMBLÉIA DO ESTADO

Glauber Sousa, Elizabeth Gomes e Mirian Sobreira

Uma comissão formada por quatro conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (CONDERI) esteve nessa terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para fazer uma solicitação de uma audiência pública, em que o principal tema será a criação da universidade da Ibiapaba.


Fomos recebidos pela Presidente da Comissão de Ensino Tecnológico e Superior da Assembelia Legislativa, a Deputada Mirian Sobreira, que já agendou para o mês de agosto dia 10 a audiência, que acontecerá na Serra da Ibiapaba, em Ubajara ou Ibiapina. A parlamentar também ouviu do Presidente do Conderi, Glauber Sousa, outras demandas para região e compreendeu a necessidade de criação de uma instituição de ensino para os ibiapabanos.
O grupo também esteve com o assessor parlamentar da presidência, Vilemar Carneiro Filho, para que ele tivesse ciência do requerimento e, a partir dos trâmites legais do pedido, providenciasse toda a logística dessa inédita audiência pública sobre a universidade.
(nota Jornal Correio Ibiapaba)
Glauber Augusto



.

CONDERI REALIZARÁ SUA 13ª REUNIÃO ORDINÁRIA EM VIÇOSA



Em mais uma reunião que debaterá a criação da Universidade Federal da Ibiapaba (UFI), O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (CONDERI) realizará a 13ª reunião ordinária, que acontecerá em Viçosa do Ceará, na sexta-feira, 8 de julho, a partir das 13h30min, no Memorial Clóvis Beviláqua.


Segundo informações da presidência do CONDERI, a pauta do encontro será toda centrada na discussão da universidade, com o balanço dos encaminhamentos articulados pelo conselho, como a reunião da diretoria com os prefeitos da Ibiapaba, com a Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Deputada Mirian Sobreira e a outra reunião que houve dos prefeitos da Ibiapaba e o conselho com o Ivo Gomes, Secretário de Gabinete do Governador, que trataram do assunto da criação da universidade.

A reunião de sexta-feira também tratará da Audiência Pública da Assembléia do Ceará, para discutir a implantação da universidade, em 10 de agosto, que será na Ibiapaba, de 2011 em prol da UFI, como também a apresentação dos modelos de outdoor, adesivos e padronização nos municípios, que será feita através de votação. O Deputado Federal José Nobre Guimarães, Líder do Governo Federal na Câmara, estará presente na reunião.

(Matéria editada às 8h47min, Jonal Correi Ibiapaba)



.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA IBIAPABA- UNIVERSIDADE FEDERAL JÁ

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA IBIAPABA - CONDERI

CONVOCAÇÃO  -AUDIÊNCIA PÚBLICA NA IBIAPABA

Ubajara, 22 de julho de 2011
Prezados(a) Senhores(a) Ibiapabanos(a)

É com grande alegria que o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba – CONDERI, vem CONVIDAR E CONVOCAR os Senhores(a) para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA NA IBIAPABA–TEMA: IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA IBIAPABA, a ser realizada pela Câmara dos Deputados do Ceará:

Dia: 10 de AGOSTO DE 2011 - quarta-feira
Hora: INÍCIO 9h.
Local: AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAJARA
ENDEREÇO: Av. Monsenhor Gonçalo Eufrásio, S/N - Centro
IBIAPABA - UBAJARA-CEARÁ

PAUTA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA:
Audiência Pública da Câmara dos Deputados do Ceará na IBIAPABA
Solicitamos a todos que realizem mobilização e articulação para tornar esse momento um dos mais importantes nesse caminho da conquista da Universidade Federal da Ibiapaba.

Desde já agradecemos sua participação, ao mesmo tempo em que solicitamos sua confirmação o mais breve possível no SINE-CE/IDT de Ubajara, através do telefone (88) 3364-1122 - 3634-1495 ou por e-mail conderi@live.com.

Atenciosamente,

GLAUBER AUGUSTO LIRA SOUSA
PRESIDENTE DO CONDERI-IBIAPABA