terça-feira, 22 de novembro de 2011

O sonho da Universidade Federal na Ibiapaba finalmente começa a ser realidade


Projeto pretende implantar mais três extensões da UFC no interior até 2015

10 de novembro de 2011 // 16h14 (Diário do Nodeste Online)
 


Um projeto na Câmara dos Deputados pretende expandir a Universidade Federal do Ceará (UFC) para mais três municípios até o fim dos próximos quatro anos. A proposta será apresentada nos próximos dias e já vem sendo articulada com o Ministério da Educação (MEC). As cidades a serem contempladas, caso a ideia seja aprovada, são Iguatu, Itapipoca e mais um município da Serra da Ibiapaba.

A proposta é do deputado federal José Guimarães (PT) e será apresentada ao Plano Plurianual 2012/2015 e, se aprovada, vai para votação no Orçamento Geral da União. O parlamentar afirma que a ideia visa a uma total integração das universidades federais no Estado após a aprovação do projeto.

"O objetivo é povoar o Ceará de universidades. Investir no ensino superior é de suma importância para o desenvolvimento do estado", pontua Guimarães.

As três extensões universitárias da UFC devem ser implantadas nos próximos quatro anos, caso a proposta seja aprovada. Guimarães diz acreditar na aprovação sem qualquer obstáculo do projeto." Dificilmente essa proposta vai ser recusada. O Ceará está partindo na frente", comenta.

Ensino superior com três universidades federais

Recentemente a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC) e a expectativa é que a institução já funcione em 2013, com um investimento de R$ 7 milhões.
Outro importante campus universitário foi inaugurado em maio de 2011 no Ceará. A Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, no Maciço de Baturité, pretende promover a integração entre países de lingua portuguesa através do ensino superior.

A cidade de Iguatu, na região Centro-Sul, já conta com uma unidade avançada da Universidade Regional do Cariri (Urca) e com um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Itapipoca também tem abragência da Uece.

Para o autor do projeto não existe prioridade maior no momento. "Não tem projeto mais importante do que isso atualmente, essa é a verdadeira missão", enfatiza Guimarães. Os investimentos com a criação da universidade ainda não foram estimados pelo Ministério da Educação (MEC).