sexta-feira, 27 de março de 2015

PRESIDENTE DO CONDERI GLAUBER LIRA PARTICIPA DO PROGRAMA LINHA ABERTA NA RITS FM

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, Sr. Glauber Lira, foi entrevistado hoje 27/03, pelo radialista Júnior Diniz no Programa Linha Aberta na Rits Fm de Ubajara. O Presidente destacou os trabalhos, ações de atuação e as Prioridades defendidas pelo Conselho na região com destaque para implantação da Universidade Federal da Ibiapaba, também a divulgação e mobilização para a reunião do CONDERI, dia 30 de março de 2015 em Ubajara.


MAIS UM ENCAMINHAMENTO DA AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA

Mais um passo em busca da Universidade Federal da Ibiapaba. 
A Deputada Estadual Augusta Brito, esteve reunida no dia 16/03 com o Diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento-CETREDE Professor Francisco de Assis Melo. 
Na pauta é a possibilidade do CETREDE realizar o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica que determinará o local/cidade que será instalada a Universidade como também o projeto da Universidade Federal da Ibiapaba. O Diretor assumiu o compromisso de encaminhar imediatamente essa solicitação ao Reitor da UFC Professor Jesualdo Farias para apreciação.
Essa é mais uma ação de encaminhamento demandado pela Audiência Pública sobre a Universidade da Ibiapaba realizada no último dia 13 de março na Assembléia, de acordo com o direcionamento do Pró-reitor da UFC Professor Ciro Nogueira Filho.
Participaram da reunião a Deputada Estadual Augusta Brito, os Prefeitos da região: Jean Azevedo de Tianguá, Saul Maciel Vice de São Benedito e Sérgio Rufino de Ipu.


segunda-feira, 23 de março de 2015

sexta-feira, 20 de março de 2015

A PROPOSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA É APRESENTADA AO PRESIDENTE DO FNDE EM BRASILIA

Mais um passo em busca da Universidade Federal da Ibiapaba. 
A Deputada Estadual Augusta Brito, esteve reunida no dia 18/03 com o Presidente do FNDE-(FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO) Sr. Idilvan Alencar, tratando da implantação da Universidade na região da Ibiapaba. Participaram também Prefeitos da região: Jean Azevedo de Tianguá, Gadyel Gonçalves de São Benedito, Regivaldo Cavalcante de Guaraciaba, Sérgio Rufino de Ipu e Wilebaldo Aguiar de Mucambo.



quarta-feira, 18 de março de 2015

PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE NA IBIAPABA SERÁ ENVIADA AO MEC

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Proposta para criação de universidade na Ibiapaba será enviada ao MEC
Audiência pública debate implantação da universidade da Ibiapaba Audiência pública debate implantação da universidade da Ibiapaba
A implantação da universidade da Ibiapaba foi tema de audiência pública na tarde desta sexta-feira (13/03). O debate foi promovido pelas comissões da Juventude (CJUV) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Casa. Parlamentares e lideranças políticas da Ibiapaba compareceram ao evento. Ficou acertado que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre a viabilidade técnica e acadêmica para a instalação de uma universidade na região.
Segundo o deputado Carlos Felipe (PCdoB), presidente da CCTES, há um entendimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) indicando que a Ibiapaba poderá ser contemplada, por ser uma região que tem crescido. “As outras regiões do Ceará estão todas contempladas. O vácuo que existe hoje é na Serra da Ibiapaba. Esse é um movimento de luta que não vem de agora e envolve várias lideranças daquela região”, disse Carlos Felipe.
O deputado Bruno Pedrosa (PSC), presidente da CJUV, salientou que a universidade na Ibiapaba vai atender e melhorar a situação de muitos jovens. “A juventude tem que viajar 300 quilômetros diariamente para fazer uma faculdade em Sobral, correndo risco de sofrer acidentes de automóvel, andando em ônibus com condições precárias, sofrendo assaltos”, afirmou o parlamentar.
A deputada Augusta Brito (PCdoB) defendeu que a universidade para a região deve ser prioritariamente pública. Ela reforçou que muitos jovens da região não frequentam uma faculdade por não terem condições de se deslocar para outro município.
O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou que é preciso incluir a ciência e a tecnologia como patrimônio da população. “Essa inclusão passa por novas universidades, para poder dar qualificação adequada aos nossos jovens”. Já o deputado Gony Arruda (PSD) defendeu que a implantação da universidade da Ibiapaba precisa estar na pauta dos governos Estadual e Federal.
Para Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Ibiapaba é um bom local em termos de produção e formação de pessoas. “Agora, temos que adequar esse desejo à situação e realidade atual, que é de contenção de recursos”, disse Inácio. O secretário informa que conversou com os reitores da UFC, Uece e IFCE, que se mostraram favoráveis à expansão para a serra.
Ciro Nogueira Filho, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará, afirmou que os parlamentares e prefeitos das cidades de Ibiapaba “estão no caminho certo” para conseguir a implantação de uma universidade na região. Segundo ele, a serra preenche critérios técnicos e acadêmicos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).
“Vocês têm tudo para montar uma proposta e apresentar ao MEC”, assegurou. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), Glauber Lira, colocou que a região precisa lutar pelo reconhecimento do Governo do Estado para ter crescimento rápido. Os prefeitos dos municípios da Ibiapaba ressaltaram a importância da implementação da universidade e se mostraram dispostos a elaborar a proposta a ser enviada ao MEC. Participaram da audiência pública os prefeitos de Tianguá, São Benedito, Ipu, Croatá, Guaraciaba do Norte, e o vereador Gerardo Marques, representante da Frente Parlamentar de Ibiapaba.
LF/CG

Informações adicionais

  • Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail:agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter:@Assembleia_CE

terça-feira, 17 de março de 2015

CONDERI PARTICIPA DA PLENÁRIA DO TERRITÓRIO DA SERRA DA IBIAPABA

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI e também Gerente do SINE/IDT de Ubajara, Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, participou hoje dia 17 de março de 2015, às 9hs. no auditório da Galeria da Esperança em São Benedito, da Plenária do Território da Serra da Ibiapaba, tendo em vista que o Conselho e SINE/IDT participam efetivamente do Núcleo Dirigente desse colegiado. 
Foram abordados a apresentação do Projeto CNPq, PTDRS, eleição do Núcleo Dirigente e eleição da Rede de Colegiado. 
O Presidente do CONDERI, solicitou espaço para apresentar o andamento das ações desenvolvidas pelo Conselho em especialmente no luta pela Universidade desenvolvida na audiência do dia 13/03 em Fortaleza. Também solicitou apoio dos membros do Território no trabalho de mobilização e participação em prol da Universidade durante a realização de uma grande Audiência na Ibiapaba em breve.








segunda-feira, 16 de março de 2015

MAIS UM PASSO IMPORTANTE PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

A Audiência Pública para discutir a Instalação da Universidade Federal da Ibiapaba e seus desdobramentos reuniu, na última sexta-feira dia 13/03, na Assembléia Legislativa do Ceará, dezenas de lideranças e interessados, no Auditório do Complexo das Comissões dessa Casa.
A Deputada Augusta Brito e Deputado Bruno Pedrosa foram os requerentes da audiência Pública e contou com a participação do Presidente do CONDERI, Sr. Glauber Augusto Lira Sousa na mesa de discurssão e destacou em sua fala “ Que a população da ibiapaba, principalmente os jovens não agüentam mais esse sofrimento de ter que percorrer 250 a 300km por dia entre 4 a 5hs, sendo obrigados a esse desgaste na saúde durante 1.000 dias para obter um diploma de ensino superior”.
Estiveram presentes na Audiência além do Presidente do CONDERI Sr. Glauber Lira, os prefeitos da Região: Gadyel Gonçalves(São Benedito), Sérgio Rufino (Ipu), Regivaldo Cavalcante (Guaraciaba), Antonio Onofre (Croata) e Jean Azevedo (Tianguá). Além do Vereador Gerardo Marques (representante da Frente Parlamentar da Ibiapaba), os Deputados estaduais Carlos Felipe (Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia), Augusta Brito, Bruno Pedrosa, Sérgio Aguiar e Gony Arruda,  o Deputado Federal Chico Lopes, o Secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior Inácio Arruda, professor Ciro Nogueira Filho (pró-reitor da UFC), além de várias lideranças, vereadores, estudantes, professores da Região da Ibiapaba.

Encaminhamentos:

Realizar urgentemente o estudo de Viabilidade Técnica/Econômica para definir a Cidade sede da Universidade como também a real demanda local e regional dos cursos; visita ao CETREDE dia 16/03 para levantamento de orçamento desse estudo; Realização do Projeto da Universidade da Ibiapaba; Reunião com o Ministro da Educação e Reunião com os Deputados da bancada Federal do Ceará em Brasilia.














quarta-feira, 4 de março de 2015

PRESIDENTE DO CONDERI IRÁ COMPOR A MESA DOS TRABALHOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE DISCUTIRÁ O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA

CONVITE
O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, estará participando dessa mesa e aproveita oportunidade para convidar Conselheiros, Prefeitos da Ibiapaba, Vereadores e demais lideranças para participarem da Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Ceará com o TEMA: " O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA E SEUS DESDOBRAMENTOS", a ser realizada dia 13 de março de 2015, às 14hs no Auditório 1:Deputado Castelo de Castro. Essa Audiência Pública foi requerida pelo Deputado Estadual Bruno Pedrosa.

Texto do Convite da Assembléia Legislativa do Ceará:

Excelentíssimo Senhor Glauber Augusto Lira Sousa, 

A Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atendendo ao Requerimento Nº 01/2015, de autoria do Deputado Bruno Pedrosa, convida Vossa Excelência para compor a mesa dos trabalhos da Audiência Pública que discutirá O Processo de Implantação da Universidade Federal da Ibiapaba e seus Desdobramentos. Ofício anexado.
Data: 13 de março de 2015
Hora: 14h00min
Local: Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Ficamos no aguardo de vossa confirmação. 
Respeitosamente Pedro Perazolo Assessor da Comissão de Juventude Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres  CEP: 60170.900 Fone: (85) 3277.2500 (Geral)