quarta-feira, 20 de maio de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA EM DESTAQUE NOVAMENTE EM BRASILIA NO MEC

terça-feira, 19 de maio de 2015


Audiência no MEC, nesta terça, 19/5, reforçou demanda por universidade federal na Ibiapaba. Campus da UFC na região poderá ser primeiro passo
Um pedido de criação da Universidade Federal da Ibiapaba foi levado nesta terça-feira ao Ministério da Educação, em Brasília, em audiência entre o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, e os prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e Ubajara, Zezinho Romano. O deputado Chico Lopes destacou que uma nova universidade na região da Ibiapaba beneficiará a população de municípios como São Benedito, Croatá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ibiapina, Tianguá, Guaraciaba do Norte, entre outros.

“A audiência foi positiva, debatendo a continuidade do projeto de expansão das universidades federais pelo governo e, ao mesmo tempo, uma forma de dar início de modo concreto à instalação de um campus universitário na Ibiapaba, com a possibilidade de um campus da UFC”, relatou Chico Lopes.

“Defendemos uma nova Universidade Federal para a Ibiapaba, que teria um impacto muito positivo para a região, garantindo acesso mais fácil ao ensino superior, sem que os estudantes tenham que deixar suas cidades. Essa nova possibilidade, surgida na reunião desta terça-feira, de começar esse trabalho com um campus da UFC na Ibiapana, pode ser um meio de conseguirmos essa presença da universidade com mais agilidade”, acrescentou.

“Juntamente com os prefeitos, levamos ao secretário Jesualdo, do MEC, o pedido da universidade para a Ibiapaba, que representaria um novo impulso econômico para a região em vários setores, como comércio, serviços e moradia, assim como aconteceu no Cariri, por exemplo, após a instalação de sua Universidade Federal”, complementou o deputado Chico Lopes.

“Defendemos que o Governo Federal continue no caminho certo quanto à expansão do ensino superior. Nos últimos 12 anos, as universidades federais, que enfrentaram muitas dificuldades ao longo da década de 90, tiveram atenção e recursos para ampliar suas atividades e democratizar o acesso. Esse esforço do governo de valorização do ensino superior trouxe consequências muito importantes para o povo e para o País”, acrescenta o parlamentar. “A criação de novas universidades foi outra ação fundamental nessa mudança. É preciso que esse movimento continue, ampliando a interiorização do ensino superior”.

Possível campus da UFC na Ibiapaba

Na reunião de hoje, o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, sugeriu ao deputado Chico Lopes e aos prefeitos trabalhar inicialmente por um campus da UFC para a região da Ibiapaba. O prefeito Gadyel Gonçalves destacou que o município de São Benedito já tem um pré-projeto nesse sentido, um estudo apontando a cidade como a mais acessível para os estudantes da região, além de um terreno e um prédio já reservados para abrigar um possível campus da UFC na Ibiapaba.

“Reforçamos com o Ministério a necessidade de uma universidade pública na Ibiapaba e e sentimos receptividade por parte do professor Jesualdo Farias, que levantou essa possibilidade do Campus da UFC. Agora é lutar para criar as condições para isso”, complementa Lopes. “Saio a reunião animado com a conversa. Vou me organizar com os outros prefeitos da Serra da Ibiapaba, que estão unidos em torno desse pleito de termos um ou dois campi universitários, e aguardar o plano de expansão do Governo Federal para as universidades federais”, acrescentou o prefeito Gadyel Gonçalves.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Em Audiência no MEC, Deputado Federal José Guimarães garante o Campus da Universidade Federal da Ibiapaba em 2016


Em audiência no MEC, Guimarães defende expansão da UFC pra o interior
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, esteve em audiência na tarde desta segunda-feira (18/5), com o Secretário de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação, Professor Jesualdo Farias
Na oportunidade, o deputado federal tratou da expansão dos cursos de ensino superior pelo interior do Ceará, especialmente para a Serra da Ibiapaba, atendendo a uma demanda recebida na Plenária do Mandato realizada no último sábado, na cidade de Tianguá. 
Para Guimarães, é fundamental "ampliar, consolidar e instalar cursos de nível superior no interior como forma de democratizar o acesso ao ensino".
O líder ainda tratou sobre a necessidade da manutenção dos recursos para a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para as cidades de Quixadá, Sobral, Russas e Crateús. Porém foi cauteloso em relação a prazos: "novas expansões somente em 2016"

"O Presidente do CONDERI Sr. Glauber Lira destaca a importância do Conselho, pois foi solicitado pelo Secretário de Educação Superior Prof. Jesualdo Farias que o CONDERI seja o Coordenador desse grande Projeto de criação do Campus Universitário da Ibiapaba pela UFC, isso mostra a importância do trabalho que o Conselho vem realizando em prol dessa luta. Que em 2016 esse sonho seja realizado", conforme gravação em anexo.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

PRIORIDADES DO CONDERI EM DEBATE NA IBIAPABA

Em Plenária ocorrida dia 16/05/2015 do Partido dos Trabalhadores do mandato do Deputado Federal José Nobre Guimarães, em Tianguá na Ibiapaba, O Presidente do CONDERI Glauber Lira esteve presente na mesa de autoridades junto com o deputado federal José Guimarães, lideranças políticas da região da Ibiapaba, vereadores do PT, Prefeito de Carnaubal Raimundinho, Prefeito de Tianguá Jean Azevedo e filiados do PT. A reunião foi para discutir as demandas necessárias para o desenvolvimento da região da ibiapaba. Em sua fala o Presidente do CONDERI destacou as 14 prioridades defendida pelo Conselho e da importância da implementação de todas, pois a região padece de ações e projetos macros que possibilitem o desenvolvimento e crescimento econômico , sendo a implantação da Universidade Federal do Ibiapaba ou um Campus da UFC o mais importante de todos.
O Dep.José Guimarães ratificou mais uma vez a prioridade da Universidade e deixou bem claro que em 2016 ela será implantada na Ibiapaba. Ele priorizará em seu mandado quatro dos projetos defendidos pelo CONDERI abaixo:
- Campus da UFC na ibiapaba
- Reforma completa do BONDINHO de Ubajara
- CEASA regional
- SAMU regional
- IML regional  

Fonte: Conderi

http://www.cearaagora.com.br/site/2015/05/partido-dos-trabalhadores-realiza-encontro-regional-na-ibiapaba-em-tiangua/








segunda-feira, 11 de maio de 2015

CÂMARA TÉCNICA SETORIAL DA EDUCAÇÃO DO CONDERI REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA AUDIÊNCIA PUBLICA

CÂMARA TÉCNICA SETORIAL DA EDUCAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA IBIAPABA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 03 DE JULHO.

A Câmara Técnica Setorial da Educação do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, através dos Conselheiros Marcos Sampaio de Ipu e Francivaldo Romão de Ibiapina, estiveram reunidos com o Presidente do Conselho Glauber Lira, hoje dia 11/05/2015, no SINE/IDT de Ubajara, planejando e detalhando as ações para realização da 3ª Audiência Pública da Assembléia Legislativa do Ceará, dia 03 de julho de 2015 na cidade de São Benedito para discutir o andamento da implantação da Universidade Federal da Ibiapaba. Essa audiência tem novamente como Requerente a Deputada Augusta Brito junto à Comissão da Juventude e apoio do Deputado Bruno Pedrosa.


Presidente Glauber e Conselheiros Marcos e Francivaldo

Demandas:

  • Dia 03 de julho de 2015, 9hs Início da Audiência;
  • Definir o local sendo sugerido o Ginásio coberto do Liceu;
  • Viabilizar com a Câmara de Vereadores de São Benedito Vereador Gutierre a parceria para um café da manhã para os Deputados/Autoridades na chegada para Audiência;
  • Reunião com o Prefeito Gadyel de São Benedito para definir o apoio para toda a logística/estrutura da audiência: som, decoração do local e mesa autoridades, cadeiras no piso do ginásio, segurança, filmagem, telões e estrutura para transmissões de tv e mídias;
  • Viabilizar reunião com a AMI-Associação do Municípios da Ibiapaba, para apresentação da proposta de ações em conjunto com o CONDERI e viabilizar nas cidades: spot de divulgação, carros de som, outdoors, faixas, adesivos, camisas, carros para transporte de alunos, etc.;
  • Viabilizar reunião com o Diretor da CREDE 05 e todos os secretários de Educação da ibiapaba, visando uma grande articulação e mobilização dos jovens alunos e universitários;
  • Conselheiros visitar todas as Câmaras de Vereadores da ibiapaba para divulgar a audiência;
  • Viabilizar os dados necessários(nome,órgão,endereço completo, contato) dos convidados para envio dos Convites Oficial da audiência;
  • Viabilizar parceiros para material promocional(adesivos, camisas e faixas);
  • Apresentar andamento das ações dia 08/06/2015 na reunião do CONDERI em Croatá.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CONDERI ARTICULA, MOBILIZA E PARTICIPA NOVAMENTE DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DIA 06/05- TURISMO NA IBIAPABA

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (06-05-2015) uma importante Audiência Pública no Auditório Almir Pinto - Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, em Fortaleza. Esta Audiência Pública surgiu a partir do requerimento de autoria da Deputada Estadual, Augusta Brito (PCdoB), aprovada pelos deputados que fazem a Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço.

A Audiência priorizou atenção do Governo Estadual para as riquezas naturais e as potencialidades da Região da Ibiapaba, visando o desenvolvimento do Estado, tendo em vista que o Ceará não é somente praia mas possui uma serra riquíssima linda por natureza.

São inúmeros Projetos e Planos(PDIR, PDITS, PDTRS, PDSRTM, IBIAPABA 2030 e PPA) demandados e aprovados para serem executados principalmente o PDITS que desde 2010 a 2014 dentro do PRODETUR NACIONAL/CEARÁ pela Secretaria de Turismo do Estado, sendo o principal a troca e modernização completa do Bondinho que se localiza em Ubajara e a duplicação da CE 187, como também outras 18 inserções de ações e projetos de infraestrutura para região.

Participaram da composição da mesa: - Dep. Bruno Gonçalves (Presidente da Comissão); Deputada Augusta Brito (Autora do Requerimento); Dep. Sérgio Aguiar (1º Secretário da Assembleia Legislativa); Dep. Gony Arruda; Sr. Glauber Augusto Lira Sousa (Conderi); Sra. Riana Rocha (Setur); Sra. Gabriela Bueno (Chefe de Departamento de Turismo de Tianguá); Dep. Bruno Pedrosa; Sr. Gerson Linhares (Turismólogo); Sr. Ivoncleyton Gomes (Presidente da GET); Sra. Aleandra Carvalho (Sec. de Turismo de Carnaubal); Sr. Sérgio Rufino (Prefeito de Ipu); Sr. Carlos Eduardo(vice-prefeito Ipu) ,Sr. Alexandre Lima (Secretário do prefeito de Ubajara). Sr. Regivaldo (prefeito de Guaraciaba do Norte) e a Sra. Willia Maria Andrade (vice-prefeita de Viçosa do Ceará). Compareceram Vários Vereadores da ibiapaba, autoridades, Secretários municipais, Lideranças, Conselheiros do CONDERI e imprensa da ibiapaba.

https://www.flickr.com/photos/56351575@N03/sets/72157652008998480/

Conderi(site)
**** Colaboração de Afrânio Soares (Redator do Portal de Notícias Aconteceu Ipu)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

CONDERI REALIZA SUA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA NA CIDADE DO IPU

O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, em 04 de maio no CVT, realizou na Cidade do Ipu, sua segunda reunião Ordinária no auditório do CVT. A reunião contou com a presença do Presidente do CONDERI Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, dos Conselheiros das Cidades de Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Croatá e Ipu. Também o Vereador e Conselheiro Adriano Melo, imprensa local e o Chefe de Gabinete da Prefeitura Sr. Tião Rufino representando o Prefeito Sérgio Rufino que agradeceu a presença de todos e ofereceu um almoço para todos. Contou ainda com o Conselheiro Cícero Jerônimo chefe do CVT de Ipu que serviu um farto café da manhã. O Presidente do CONDERI iniciou abordando a Pauta com algumas deliberações realizadas:

  • Ficou acordado que cada município levaria uma caravana dia 06/05/2015 para participar em Fortaleza da Audiência Pública na Assembléia com o tema TURISMO DA IBIAPABA, como também uma faixa já definida o tema de acordo com as prioridades do CONDERI;
  • Foi definida a data de 26 de junho de 2015 para realização da 3ª Audiência Pública da Assembléia Legislativa como o tema Universidade Federal da Ibiapaba na Cidade de São Benedito;
  • A  quarta Audiência Pública em em da Universidade Federal da Ibiapaba será realizada no segundo semestre de 2015 na Cidade de Ipu pela Assembléia Legislativa;
  • Foi nomeada a Câmara Técnica da Educação que é uma braço do CONDERI, que será responsável pela montagem, articulação, mobilização, logística e realização da Audiência com reunião marcada para o dia 11 de maio às 9hs. no SINE/IDT de Ubajara. Membros da Câmara Técnica: Glauber Augusto, Francivaldo Romão, Marco Mudo Alexandre Lima, Marcos Sampaio e John Alves;
  • Agendado a 3ª reunião Ordinária do CONDERI para dia 08 de junho às 9h. em Croatá na Câmara Municipal de Vereadores.
  • Elaboração de documento a ser encaminhado a secretaria das Cidades, requerendo cópia do relatório do Projeto de desenvolvimento " Ibiapaba 2030" elaborado na gestão anterior do Governo do Estado;
  • Criação do grupo do CONDERI no watsap.

O Presidente ainda destacou que mais uma vez o CONDERI fará parte da Mesa de Debates da Audiência Pública na Assembléia Legislativa dia 06 de maio, provando assim o grande trabalho nesses vários anos de atuação do Conselho em prol do desenvolvimento Regional.
Fonte:CONDERI 

Presidente do CONDERI Sr. Glauber Lira conduzindo a reunião

Conselheiro Cícero Jerônimo de Ipu e Chefe do CVT 

Conselheiros de Ipu,Ubajara,São Benedito,Ibiapina e Croatá

Conselheiros de Ipu,Ubajara,São Benedito,Ibiapina e Croatá

Conselheiro Sr. Tião Rufino Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ipu

Almoço oferecido pelo Conselheiro Sr. Tião Rufino Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ipu

Conselheiros de Ipu,Ubajara,São Benedito,Ibiapina e Croatá