quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CONDERI PARTICIPA DA 1ª REUNIÃO "SOS JABURU"


O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, esteve presente dia 29 de setembro, no auditório do SINE/IDT de Ubajara, na reunião da Comissão dos movimentos sociais PRÓ-JABURU, na luta pelo nosso Açude que encontra-se em estado crítico com somente 20,22%, de água em seu reservatório hoje. Presença do Glauber Augusto do SINE/IDT/CONDERI, Padre Lusmar Fontenele da Diocese de Tianguá, Liliane De Carvalho Silva do MIM, Cristina Costa do Núcleo Gestor do Território, Elviro Bezerra da ESPAF, Francisca Sousa do STR de Tianguá, Carlos César Cesarts Defensória Pública, Jose da Luz do STTR de Ubajara, Daniele Alves do MPDI, Antonia Francivan Vieira da Educação e José Airton Da Silva Silva do SINDSEMIB.

" O momento é crítico e altamente preocupante, pois se não houver racionamento imediatamente para o consumo humano(CAGECE) e principalmente aumento e/ou corte total no fornecimento de água para irrigação, somados com a previsão de outra seca em 2016, teremos em breve um colapso no fornecimento de água na ibiapaba", alertou Glauber Lira Presidente do CONDERI.

Ficou agendado outro encontro para dia 06/10 no mesmo local para finalizar a organização do evento PRÓ-JABURU, dia 13 de outubro, no IFCE de ubajara, que contará com a presença das Promotorias e Defensorias Públicas da Ibiapaba.

Fonte: CONDERI





terça-feira, 29 de setembro de 2015

CONDERI PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TEMA: "SOS JABURU"



A Assembleia Legislativa realizou na manhã do dia 19 de setembro, às 9h, na EEEP Prof. Sebastião Vasconcelos Sobrinho, em Tianguá, audiência pública para debater a Gestão das Águas do Açude Jaburu I, na Serra da Ibiapaba. A audiência atende a requerimento do deputado Moisés Braz (PT), que presidiu os trabalhos, e foi promovida em conjunto pelas comissões de Agropecuária, de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Regional e de Recursos Hídricos e Desenvolvimento do Semiárido da Casa.

A audiência foi articulada, apoiada e efetivamente contou com a participação do CONDERI, junto com outros Movimentos: MIM, ESPAF, TERRITÓRIO DA IBIAPABA, FÓRUM DO SEMIÁRIDO, STTR´S, CARITAS E OUTROS.

"A audiência foi mais um grande sucesso, sendo a 5ª realizada com grande participação do CONDERI, somente em 2015, o que mostra a importância que a IBIAPABA vem recebendo junto à Assembléia e principalmente por parte de alguns parlamentares", destacou Glauber Lira.



Participam da audiência os prefeitos de Tianguá, Jean Azevedo e de Croatá, Antônio Onofre e o Vice de Ibiapaina, Manuelzinho, representantes, do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), Glauber Lira, do Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido da Ibiapaba, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Câmara Municipal de Tianguá, Território da Ibiapaba, Fetraece e mandato do deputado federal Odorico Monteiro (PT), além de estudantes de escolas públicas e de comunidades dos diversos municípios da região totalizando mais de 200 pessoas.


Na abertura dos trabalhos, o deputado Moisés Braz defendeu o uso racional e a correta gestão dos recursos hídricos, com prioridade para consumo humano e animal. Destacou importância da audiência para debater e encaminhar soluções que possam contemplar dos diversos interessados no uso das águas do manancial. 

O Fórum da Ibiapaba e o Conderi fizeram explanações a respeito dos problemas no uso das águas por empresas e pequenos produtores da região, e defenderam o fim do uso do líquido para irrigação, assim como do uso de agrotóxicos, ao mesmo tempo em que cobraram do governo uma solução para os problemas. O gerente regional da Cogerh, Francisco Rodrigues Júnior, explicou todo o processo de gestão das águas do açude, e afirmou que não falta fiscalização por parte do órgão, ponderando diversas críticas contrárias. 
Entre os encaminhamentos da audiência ficou decidida a formação de uma comissão permanente de discussão sobre o uso da água do Jaburu I, a sugestão do estabelecimento, pela Cagece, de um sistema de racionamento com definição de horários para o fornecimento de água tanto para consumo humano como para irrigação e a elaboração de um documento com as sugestões apresentadas durante o debate para a SRH e para o governador Camilo Santana. O deputado Moisés Braz destacou a qualidade do debate promovido, enfatizando o interesse da população pelo assunto e a democratização nas intervenções dos mais de 20 inscritos para falar durante a audiência. "Nos comprometemos a encaminhar e acompanhar todas as deliberações desta reunião, a fim de que cheguemos a uma efetiva solução que contemple a maioria dos presentes aqui hoje", concluiu.

Fonte: Imprensa Dep. Moisés Braz e CONDERI






















quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PRESIDENTE DO CONDERI PARTICIPA DE ENTREVISTA


O Gerente do SINE/IDT de Ubajara e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, Sr. Glauber Lira, participou da Entrevista na tarde do dia 17/09, durante o Programa REVISTA REGIONAL , na rádio FM Gospel 93,7mhz de Ubajara, com o Jornalista Ricardo Lima e Jonas Filho. 
Em pauta o desemprego na área agrícola da ibiapaba, onde foram apresentados dados estatísticos na geração de empregos na região com foco quantitativo de postos de trabalho reduzidos na área rural, principalmente em Ubajara, Tianguá e São Benedito, onde se localizam os maiores empregadores agrícolas com carteira assinada da região, como também a divulgação da Audiência Pública da Assembléia Legislativa, a ser realizada dia 19 de setembro em Tianguá com debate sobre a situação Critica do Açude Jaburu I, que conta com apoio, mobilização e articulação e efetiva participação do CONDERI. 
"Deveremos realizar um grande debate, com propostas e ações concretas para diminuir o prejuízo pela não preservação e racionamento do Jaburu, como também a reconstrução das matas às margens das nascentes que abastecem o maior patrimônio do povo ibiapabano", destacou Glauber Lira".

                                          Estudio da FM GOSPEL 93,7 em Ubajara

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CONVITE-PRESIDENTE DO CONDERI PARTICIPARÁ DA MESA DE DEBATE DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O AÇUDE JABURU I


O Presidente do CONDERI, Sr. Glauber Lira, participará na Escola Profissionalizante Prof. Sebastião Sobrinho, em Tianguá, dia 19/09, da Mesa de debate da Audiência Pública para discutir a atual situação do Açude Jaburu I. Essa será a 5ª Audiência da Assembléia Legislativa realizada somente em 2015, que debaterá assuntos relevantes para Ibiapaba.


"Parabenizamos aos Deputados Moises Braz e Elmano de Freitas que são os requerentes e a nossa Deputada Augusta Brito que subscreveu.", ressaltou o Presidente do CONDERI.


"Destacamos o apoio, articulação e mobilização do CONDERI, na realização desse importante momento de debates, pois necessitamos encontrar soluções para amenizar a atual situação do nosso açude jaburu que encontra-se com pouco mais de 20% de água em seu reservatório", destaca Glauber Lira.

 



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PRESIDENTE DO CONDERI, PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM IBIAPINA

Presidente do CONDERI, Sr. Glauber Lira, participa na Câmara Municipal de Ibiapina da Audiência Pública para debater e esclarecer a população sobre “Assuntos pertinentes cobranças bimestral efetuadas pela Coelce e sobre a Hora Sazonal na agricultura da nossa região e município de Ibiapina”. Parabéns Vereador Daniel Pachola pelo evento. Presença da Deputada estadual Augusta Brito e Moises Braz.
O Presidente também utilizou o evento para divulgar e planfletar a Audiência Pública da Assembléia Legislativa a ser realizada dia 03/07, às 9h, em São Benedito, em prol da Universidade Federal da Ibiapaba.



MAPP 314 É LIBERADO PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA


É com grande alegria que o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, vem apresentar(ver foto abaixo) o MAPP Nº 314 - para Elaboração de Projeto de Implantação do Campus da Universidade Federal na Região da ibiapaba, que foi liberado pelo Governador do Ceará Sr.Camilo Santana, através do Secretário Sr. Inácio Arruda da SECITECE-Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, que será realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento-CETREDE, para escolha da Cidade sede do Campus Universitário Federal entre as 9 cidades da Ibiapaba: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba, Croatá e Ipu.

Segundo o Presidente do CONDERI, Glauber Lira essa foi mais uma grande conquista, pois há mais de 4 anos que buscávamos a liberação desse recurso, através de outro MAPP e não tínhamos obtido sucesso, mas com todo o trabalho que foi realizado pelo CONDERI, com articulações, mobilizações, audiências públicas, reuniões, debates, apoio dos Prefeitos da Ibiapaba, de alguns parlamentares  e principalmente da Deputada Augusta Brito, enfim o sonho se concretiza. 

Agora iremos aguardar a assinatura do Termo de Execução do Estudo de Viabilidade Técnica entre o Governo do Estado e a executora que é o CETREDE, tendo logo em seguida o início dos trabalhos e no prazo estipulado de 90 dias seja finalizado. 

Destacamos também que aguardaremos em breve a vinda dos Técnicos para participarem da reunião do CONDERI, onde os mesmos apresentarão todos os passos e formas de execução desse estudo, conforme acordado pelo Sr. Glauber Lira junto ao Diretor do CETREDE Professor Francisco de Assis Melo Lima e Professor Roberto Cláudio.