quarta-feira, 28 de outubro de 2015

VÍDEO SOS-JABURU - SITUAÇÃO CRÍTICA 26/10/2015





ASSINE PETIÇÃO PÚBLICA SOS JABURU-MOVIMENTOS SOCIAIS DA IBIAPABA PRÓ-JABURU

PARTICIPE E ASSINE ESSE IMPORTANTE DOCUMENTO SOS JABURU



4ª Reunião dos Movimentos Sociais da Ibiapaba PRÓ-JABURU - SOS JABURU

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, Glauber Lira mais uma vez esteve presente no encontro da Comissão PRÓ-JABURU, que realizou dia 27 de novembro, às 13:30, sua 3a. Reunião de Planejamento para ações dos Movimentos Sociais-PRÓ-JABURU na luta pelo SOS JABURU.
Participaram: CONDERI(Presidente Glauber Lira, ESPAF(Cris Costa), Território da Ibiapaba(Rosane), Diocese de Tianguá(Padre Lusmar), SINDSEMIB(José Airton), MIM( Liliane de Carvalho), Antonia Francivan(COM-Vida) e Paulo Sérgio(Ambientalista).
Foram apresentados e debatidos importantes assuntos na luta do socorro ao Jaburu e vários encaminhamentos realizados.
Fonte: Conderi

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CONDERI PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NA IBIAPABA


O Presidente do CONDERI, Sr. Glauber Lira, participou na manhã do dia 21/10, da audiência pública que debateu a Problemática da Segurança Pública na Região da Ibiapaba. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Benedito e contou com a solicitação e Requerimento da Deputada Augusta Brito. 

Participaram da Audiência Delci Teixeira (Secretário de Segurança Pública e Defesa Social), Sandro Camilo (Secretário Adjunto de Justiça), Cel. Geovani Pinheiro (Comandante Geral da Polícia Militar), Andrade Júnior (Delegado Geral da Polícia Civil), Coronel Gurgel  (Comandante do Corpo de Bombeiros), Deputado Estadual Roberto Monteiro, Gadyel Gonçalves (Prefeito de São Benedito), Saul Maciel (Vice-Prefeito de São Benedito), Jean Azevedo(Prefeito de Tianguá), Gutierre Costa (Presidente da Câmara de Vereadores de São Benedito), Padre Lusmar (Pároco de São Benedito), Manuelzinho(Vice Prefeito de Ibiapina), além de vereadores, Secretários, autoridades das cidades circunvizinhas e população. 


Muitos foram os que relataram para as autoridades a ânsia por segurança e mais tranquilidade na Região e, diante um cenário com dados preocupantes e das articulações da representante da Ibiapaba, o Secretário Delci Teixeira imediatamente baixou uma portaria para que equipes do RAIO, do helicóptero do CIOPAER e do COTAR façam operações específicas em toda a Ibiapaba.

Além disso, Delci designou reforço de delegados da Polícia Civil para realizar operações em conjunto com tempo determinado na região. Todo este esforço é para diminuir a criminalidade e a violência que passa a Ibiapaba. 

"Lamentamos mais uma vez a ausência dos demais Prefeitos da Ibiapaba, pois trata-se de um momento impar em contar com a mais alta cúpula da segurança pública do Ceará nessa audiência, onde poderíamos vislumbrar ações mais concretas com a presença de todos os Gestores", destacou o Presidente do CONDERI Glauber Lira.

"Saiu daqui com a consciência do dever cumprido, sei muito bem da preocupação da nossa querida população da Ibiapaba por conta da insegurança, trouxe aqui a alta cúpula da segurança pública do nosso Estado, para que vejam de perto os problemas da nossa Região, que se sensibilizem e adotem postura agressiva contra a criminalidade. Vocês viram aqui ações concretas que serão desenvolvidas o mais rápido possível e tenho certeza, que com o apoio de todos, daremos uma resposta à altura para nossa população¨, destacou a Deputada Augusta Brito.

Fonte: Dep.Augusta e CONDERI














sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CARTA COM REIVINDICAÇÕES "SOS JABURU" É ENTREGUE AO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONDERI e Movimentos Sociais, entregaram a CARTA DE RECOMENDAÇÕES AOS PROMOTORES(A) DA SERRA DA IBIAPABA SOBRE O AÇUDE JABURU.  A primeira foi entregue ao Dr. Marcelo Cochrane - Promotor do Ministério Público do Ceará-São BENEDITO que é Coordenador de ações na área ambiental na região e assumiu o compromisso de repassar a mesma aos demais Promotores da ibiapaba.

Essa carta foi uma demanda do evento que aconteceu no Auditório do IFCE de Ubajara, no dia 13 de outubro de 2015, às 14h em prol da luta "Pró-Jaburu" e "SOS JABURU", realizado pelo Movimento Sociais e CONDERI.

Segue na íntegra a Carta:






CONDERI E MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM IMPORTANTE EVENTO COM PROMOTORES PÚBLICOS "SOS JABURU". ESSA FOI A 3ª REUNIÃO

CONDERI e Movimentos Sociais em prol do Açude Jaburu.#SOSJABURU.


"Quero agradecer a todos os 69 participantes que se preocupam com a situação crítica e falta de água eminente em nossa região em 2016. Quero especialmente abraçar a todos aqueles da comissão organizadora que voluntariamente estão trabalhando nessa causa relevante. Agradecer também o Promotor Dr. Marcelo Cochrane pela disponibilidade e responsabilidade nessa causa, sendo o único que atendeu nossa solicitação. Infelizmente a população da Ibiapaba não se interessa pelo grave problema e dimensão que iremos vivenciar. Agradecer a importante colaboração do Carlos Domingos", Destacou Presidente do CONDERI.

O Evento aconteceu no Auditório do IFCE de Ubajara, no dia 13 de outubro de 2015, às 14h. A mesa de Autoridades foi composta por: Judite Araujo- Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Ibiapaba, Padre Lusmar Sousa - Representante da Diocese de TIANGUÁ, Dr. Marcelo Cochrane - Promotor do Ministério Público do Ceará-São BENEDITO, Liliane de Carvalho - Movimento Ibiapabano de Mulheres, Glauber Lira - Presidente do CONDERI e Luiz Alberto representando todos os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Ibiapaba.
Compareceram ainda alunos das escolas profissionalizantes, lideranças, associações, professores, secretários municipais, técnicos da Ematerce, sociedade civil, Movimentos Sociais, vereadores, etc.

"O evento foi coordenador pelo Presidente do CONDERI Glauber Lira e contou com as apresentações do Elviro Bezerra da Espaf, Eliene Moraes do SINDSEMIB, Professor Benedito e Amauri da Profissionalizante de Tianguá e Glauber Lira do CONDERI, que apresentaram informações com números, imagens e dados preocupantes da situação crítica do Jaburu e seu colapso eminente se não forem tomadas intervenções urgentes pelos Promotores junto aos órgãos competentes. Lamento profundamente a falta de interesse da população ibiapabana, pois esse Auditório é para estar lotado, diante da grande problemática que iremos enfrentar em breve na região", destacou Glauber Lira.

Ao final foi entregue uma Carta com as nossas recomendações aos Promotores de Justiça da Ibiapaba.
Fonte e fotos:CONDERI















2ª Reunião dos Movimentos Sociais da Ibiapaba - PRÓ-JABURU - SOS JABURU

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, mais uma vez esteve presente na segunda reunião dia 06 de outubro, no auditório do SINE/IDT de Ubajara, da Comissão dos movimentos sociais PRÓ-JABURU, na luta pelo nosso Açude que encontra-se em estado crítico com somente 19,35%, de água em seu reservatório hoje. 

Presença do Glauber Augusto do CONDERI/SINE/IDT, Padre Lusmar Fontenele da Diocese de Tianguá, Liliane De Carvalho Silva do MIM, Antonia Francivan Vieira da Educação, José Airton Da Silva Silva do SINDSEMIB,  Luiz Antonio do Jornal Ibiapaba, Francivaldo Romão do CONDERI e Paulo Ambientalista.
" O momento é crítico e altamente preocupante, pois se não houver racionamento imediatamente para o consumo humano(CAGECE) e principalmente aumento e/ou corte total no fornecimento de água para irrigação, somados com a previsão de outra seca em 2016, teremos em breve um colapso no fornecimento de água na ibiapaba", alertou Glauber Lira Presidente do CONDERI.

Ficou agendado para dia 13/10 o evento PRÓ-JABURU, no IFCE de ubajara, que contará com a presença das Promotorias e Defensorias Públicas da Ibiapaba.
Fonte: CONDERI

REPORTAGEM DIÁRIO DO NORDESTE: CONDERI NA LUTA PELO "SOS JABURU"