quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CONDERI APOIA PROJETO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES DO JABURU


Presidente do CONDERI, Glauber Lira, participou dia 25 de novembro de 2015, na Câmara de Vereadores de Ubajara, da Audiência Pública " Projeto Meio Ambiente e a Vida do Açude Jaburu, Amor pela Vida", promovida pela Câmara de Ubajara e do Instituto Pacto pela Vida", com a finalidade de preservação e conservação das nascentes e margens do Rio Jaburu.

"Lamentamos a falta de participação popular, dos políticos e dos órgãos competentes, mas tenho a certeza que nosso papel em defesa do Jaburu estamos fazendo, pois iniciamos a participação do CONDERI junto com os Movimentos Sociais-Pró-Jaburu, na luta pelo SOS JABURU e continuaremos até que façam o necessário em ações que preserve as águas suficientes no açude para abastecer nossa região em 2016 e 2017", destacou Glauber Lira.

Participaram ainda o Padre Lusmar, Pastor Bosco e Euviro da Espaf. Também contou com a participação do Presidente da Câmara de Ubajara, Emilio Silva, empresários, professores, sindicatos e associações.

Fonte: CONDERI





terça-feira, 24 de novembro de 2015

6ª ENCONTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA IBIAPABA-PRÓ-JABURU


Dia 20 de novembro, às 14h na sede do SINE/IDT de Ubajara, ocorreu mais uma importante reunião dos Movimentos Sociais da Ibiapaba PRÓ-JABURU e CONDERI sendo essa a sexta delas. Foram debatidos ações relevante para nossa participação na reunião do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Jaburu(03/12) e a grande Romaria Ecumênica no Açude Jaburu(12/12). Também foi fechado a confecção das camisas do SOS JABURU e sua logística para distribuição, como também recebemos os Protocolos das ações impetradas pelo Dr. Marcelo Cochrane junto a todas as Comarcas do MP da Ibiapaba.
Obrigado a todos pela brilhante participação, Padre Lusmar, Daniela Alves, José Airton Da Silva, Antonia Francivan Vieira, Glauber Augusto, Maria Eliene e Euviro Bezerra.
Fonte: CONDERI







5ª REUNIÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA IBIAPABA - PRÓ JABURU-PARTICIPAÇÃO DO MPCE

Só tem Nós mesmos, então vamos à luta.
Reunião dos Movimentos Sociais PRÓ-JABURU, CONDERI e Ministério Publico-MP com Dr. Marcelo Cochrane, realizada em Ibiapina, dia 11 de novembro, às 8h. na sede do SINDSEMIB. 
Vários encaminhamentos jurídicos foram destacados pelo Dr. Marcelo, e também pelo Movimento, conforme abaixo:
Ação: Romaria Ecumênica da Ibiapaba PRÓ-JABURU, dia 12 de dezembro, às 16h, no açude Jaburu, com celebração. Queremos contar com 3.000 participantes, essa é nossa meta.  Também a participação do Movimento dia 03/12, Às 9h, na reunião extraordinária do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Jaburu, onde nós teremos espaço para nova apresentação dos nossos dados estatísticos, solicitando o corte e preservação das águas do jaburu. 
Obrigado Daniela Alves e José Airton Da Silva Silva pela recepção carinhosa e delicioso café da manhã.
Fonte: CONDERI











quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CONDERI E MOVIMENTOS SOCIAIS DA IBIAPABA PRÓ-JABURU APRESENTAM DEFESA AO SOS JABURU

O Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI e também representado os Movimentos Sociais da Ibiapaba PRÓ-JABURU, realizou uma apresentação/Palestra com foco no SOS JABURU, dia 11/11/15, no Auditório do Parque Nacional de Ubajara/Teleférico, durante reunião extraordinária que o próprio CONDERI/MOVIMENTOS SOCIAIS, solicitaram e foi aprovada junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Açude Jaburu. 

O evento contou com a participação de representantes do comitê, autoridades, Técnicos do Tribunal de Contas do Estado, estudantes, imprensa, ONGs e etc. O Presidente retratou o histórico da capacidade e uso do Jaburu e seu colapso eminente se ações concretas de racionamento e corte caso não sejam tomadas imediatamente. "Hoje o nosso maior patrimônio que é o Jaburu agoniza com somente 18% de água e caso não sejam elevados os cortes dos atuais 5% para 20% da Cagece e de 30% para 100% dos irrigantes, o colapso de falta d'água tem data marcada em 2016. Triste e lamentável ter que vivenciar esse momento, pois jamais pensávamos que nossa querida ibiapaba teria que enfrentar esse gravíssimo problema", destacou Glauber Lira.

Destacamos que no início da reunião os Técnicos da Cogerh não acreditavam e nem aceitavam os dados que apresentamos com várias justificativas, solicitando o corte imediato para os irrigante.  Após nossa apresentação e debates, obtivemos uma conquista, pois foi solicitado e aprovado que o comitê irá rever a data limite de corte dos irrigantes que era 01/02/2016, que seja antecipada imediatamente se for aprovada durante outra reunião extraordinária, dia 03/12/15, na Galeria da Esperança, em São Benedito às 9h.
Representando os Movimentos Sociais da Ibiapaba estiveram presentes Glauber Lira, Padre Lusmar, Antonia Francivan, Amauri Didi, Paulo César e escoteiros de Viçosa.
Agradecemos a Presidente do Comitê Srª Judite Araújo pelo apoio ao Movimento Pró-Jaburu e o Gerente da Cogerh Cratéus Rodrigues Junior e demais Técnicos.

Fonte: CONDERI








quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PRESIDENTE DO CONDERI, CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL UBAJARA NOTÍCIAS SOBRE SOS JABURU

O Nordeste vem sofrendo uma das piores secas dos últimos anos e a região serrana da Ibiapaba que há muito tempo não sofria as consequências de longos períodos de estiagem não ficou de fora, rios, cachoeiras, pequenos açudes e barreiras estão sem água.

O açude Jaburu, que abastece mais de 350 mil pessoas é o que mais está sofrendo com essa seca, esse que já chegou a armazenar o máximo de sua capacidade no ano de 2009, no último dia 23/09 ele chegou a 18,71% de sua capacidade.

Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - COGERH - a previsão para o ano de 2016considerando a continuidade de liberação de água aos irrigantes é que caso não tenha inverno chuvoso, o açude Jaburu só terá água até o mês de maio , caso a quantidade de chuva seja a mesma de 2015, o abastecimento será cessado em julho de 2016. Resumindo, caso não tomemos uma providência rápida, a região da Ibiapaba entrará em um colapso por falta de água.

Movimento Pró-Jaburu 

Existem pessoas que estão muito preocupadas ao que nos espera no próximo ano caso não façamos nada em relação ao consumo irracional da água potável. É o caso do Sr. Glauber Augusto, presidente do CONDERI, ele é um dos membros do movimento Pró-Jaburu. Conversamos com ele e vimos que a situação é mais critica do que pensávamos. Acompanhe a entrevista e entenda qual o objetivo dessa comissão e o que eles estão fazendo para evitar o colapso de falta de água em 2016.

O que é e qual o objetivo do Movimento Pró-Jaburu? 

R- Os Movimentos Sociais PRÓ-JABURU, nasceu durante a realização da Audiência Pública da Assembleia Legislativa, realizada em Tianguá dia 19/09, que teve como tema a situação do Açude Jaburu, onde nós mesmo articulamos e realizamos, pois percebemos a necessidade de se ter um acompanhamento permanente da situação crítica pela baixa quantidade de água no Jaburu e a eminente falta de água para consumo humano, grande desperdício pela Cagece e o alto consumo pelos irrigantes a margem do Jaburu e nenhum órgão que estivesse mapeando essa situação por completo. Assim nasceu o Movimento Social PRÓ-JABURU.

Quais instituições e pessoas fazem parte desse movimento? 

R- Até esse momento são 25 Instituições que assinaram a Carta SOS JABURU que já foi entregue a várias autoridades do Ceará:

Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba - CONDERI
Movimento Popular Desperta Ibiapina
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina - SINDSEMIB
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Benedito
STTR de Guaraciaba do Norte
STTR de São Benedito
STTR de Ibiapina
STTR de Ubajara
STTR de Tianguá
COOPA - Cooperativa de Pequenos Agricultores Agroecológicos
Diocese de Tianguá
AMEUB - Associação dos Ministros Evangélicos
EMATERCE Ibiapaba
CEJA D. Estrela
Escola Profissional de Viçosa do Ceará
Escola Profissional de Tianguá
Escola Profissional de Ubajara
Caritas Diocesana de Tianguá
Projeto de Apoio à Estratégia Territorial
Coordenação do NEDET - UVA/CNPq - Ibiapaba
Assessoria Social, de Inclusão Produtiva e de Gênero do Território da Ibiapaba - UVA/CNPq
Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido
ESPAF - Escola de Formação Política e Cidadania
Comitê de Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba
Movimento Ibiapabano de Mulheres - MIM

Caso continue a liberação sem fiscalização para os irrigantes, o uso irracional e sem controle de algumas pessoas, nas melhores das hipóteses o açude Jaburu só terá água julho de 2016. Qual o seu maior medo em relação a isso? 

R- Nossa Previsão hoje com o Jaburu com 18.38% de água somente e considerando a continuidade de liberação de água para os irrigantes como encontra-se hoje, iremos vivenciar dois Cenários críticos: 1 (sem chuva em 2016), só teremos água até maio/2016 e no Cenário 2 (com chuva em 2016 = chuva de 2015), teremos água somente até julho/2016, observamos que esses cálculos levaram em conta que o volume morto é de 8% com informação oficial da COGERH.

Na última terça-feira (27/10), vimos que aconteceu a 3ª reunião para ações dos movimento sociais SOS Jaburu, onde aconteceu e o que foi debatido nesse encontro? 

R- Aconteceu na Escola de Formação Política e Cidadania-Espaf, em Tianguá. Tratamos de planejamento de várias ações a serem realizadas pelos Movimentos Sociais de imediato, pois o Açude Jaburu agoniza e não temos tempo, ou se economiza água hoje ou em 2016 não teremos o suficiente para abastecimento humano. Realizamos também uma avaliação do encontro que promovemos com os Promotores Públicos e Defensores da ibiapaba, dia 13/10.

Quais serão os próximos passos que o movimento pró-Jaburu estará fazendo para mudar essa realidade que nos espera no próximo ano? 

R- Estamos trabalhando muito e o mais lamentável somos nós e mais ninguém. Nosso sentimento é de que a população da Ibiapaba ainda não percebeu a gravidade da situação que é a "Falta de água para abastecimento Humano na Ibiapaba", se não forem tomadas atitudes urgentemente.
Para isso solicitamos uma reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, para termos a possibilidade de espaço para realizarmos uma apresentação da real situação Crítica do Açude Jaburu e sensibilizarmos para a necessidade urgente de elevar o corte (racionamento) no fornecimento para a Cagece e Irrigantes (11/11). Também criamos a página no facebook do SOS JABURU, Confecção de camisas e adesivos para carros, várias palestras nas escolas e comunidades, criamos a Petição Pública SOS JABURU que já conta com mais de 1.000 assinaturas em poucos dias, etc.
Estamos articulando em Fortaleza no Gabinete da Deputada Augusta Brito uma grande reunião com as seguintes Instituições e seus representantes, para poder efetivar esse corte no fornecimento e outras ações importantes no aumento da capacidade do Jaburu com novos açudes:

- Superintendência de Obras Hidráulicas - Sohidra Superintendente Sr. Yuri Castro de Oliveira
- Secretaria dos Recursos Hídricos - SRH - Secretário Sr. Francisco José Coelho Teixeira
- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH - Presidente Sr.João Lúcio Farias
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE - Diretor-Presidente Sr. Neurisangelo Freitas
- Secretária de Relações Institucionais - Secretário Sr. Nelson Martins
- Assessor Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais Sr. Acrísio Sena
- Deputada Augusta Brito e Deputado Estadual Moisés Bráz
- Gerências Regionais - Bacia do Parnaíba/Jaburu - Gerente Sr. Francisco Rodrigues Pessoa dos Santos Júnior.
Que pedido você faz para aquelas pessoas que ainda não se conscientizaram sobre a atual situação do nosso querido Jaburu?

R- Que todo Ibiapabano faça já sua parte em economizar água, pois a nossa parte estamos fazendo, ressaltando que na forma que se encontra a utilização e consumo do Jaburu, somados com a perspectiva grande de um péssimo inverno, fortalecido com as previsões climáticas mundiais por conta do El Niño na América do Sul, serão desastrosas e seremos atingidos com o colapso eminente de falta de água. Então Caros humanos, usem a racionalidade para o bem comum e economizem o restinho de água que ainda o Jaburu dispõe.
Corpo encontrado
Sr. Glauber Augusto Lira Sousa- Presidente do CONDERI

Entramos em contato com o Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba, mas não obtivemos retorno.

Ubajara Notícias
http://www.ubajaranoticias.com.br/index/continueLendo/id/2216