quinta-feira, 23 de junho de 2016

CONDERI PARTICIPA DA APROVAÇÃO DO PROJETO DE REFORMA DO BONDINHO A SER LICITADO


O Presidente do CONDERI Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, que também é Conselheiro Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ubajara, esteve presente na reunião ampliada no dia 21 de junho no Auditório do PARNA, às 9h da manhã, que teve como pauta principal a apresentação pela SETUR do Projeto de reforma completa do Bondinho de Ubajara. Após apresentação técnica do projeto, o mesmo foi aprovado por unanimidade e sem ressalvas, seguindo agora para os tramites legais para abertura do processo licitatório pelo Estado. Estavam presentes várias autoridades, técnicos, secretários, lideranças, empresários. Destacamos a atuação do Sr. Gilson Mota que é o Chefe do PARNA e também Conselheiro do CONDERI nessa conquista.
"É com alegria que aprovamos essa reforma do Bondinho que é o ícone do Turismo na região, pois o CONDERI desde 2005 vem trabalhando essa solicitação e em 2009 incluiu dentre as 05 prioridades da Ibiapaba a serem trabalhadas mais intensivamente em busca da aprovação, então após articulações, reuniões, contatos, várias Audiências Públicas na Assembléia Legislativa e ações, enfim atingimos o objetivo. Agora é aguardar e acompanhar., destacou Glauber Lira"




Bondinho de Ubajara: Setur apresenta projeto de reforma

Via DIÁRIO DO NORDESTE CADERNO REGIONAL:

Ubajara- O projeto de reforma e modernização do Bondinho de Ubajara foi apresentado nesta terça-feira, 21, na sede do município, pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que mostrou ao Conselho Gestor do Parque Nacional de Ubajara como ficará o equipamento após a obra, onde serão investidos R$ 10 milhões. A reunião era a última etapa para obter a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, para realização da obra.
Reforma
 O Bondinho receberá uma completa reforma e modernização, com obas de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.




Licitação
No dia 25 de maio, a Setur apresentou o projeto de modernização do bondinho para o ICMBio. Agora, após a reunião em Ubajara, os preparativos para dar início à licitação da obra serão finalizados e, quando concluída a licitação, o prazo para término será de seis meses. “Como o bondinho está em uma área de proteção ambiental, o processo é mais lento, pois precisa seguir uma série de trâmites”, detalha Juliana Brauner, coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) responsável pela obra.







Paralisação


A estação superior do bondinho também será modernizada, de acordo com o novo projeto.

De acordo com Setur, que administra o equipamento, ele foi fechado a visitação em maio de 2015 para que a segurança dos visitantes não fosse posta em risco. Relatórios mostraram que a espessura dos cabos que faziam a condução da cabine do bondinho estava abaixo do nível mínimo de segurança. Antes do fechamento, algumas medidas já haviam sido tomadas em razão do desgaste do equipamento. Primeiro, passou a funcionar apenas em feriados e fins de semana para que o tempo de uso fosse prolongado. Mesmo assim, o equipamento precisava ser fechado para diversos reparos, constantemente. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.
Visitas
Ainda de acordo com a Secretaria, ainda não houve queda expressiva na movimentação de turistas da região. No ano passado, o Parque Nacional de Ubajara teria recebido 104.900 turistas. O ano de 2014 teria fechado com 108.560 visitantes. “A necessidade de paralisar o equipamento para reforma era essencial para a segurança dos visitantes e continuidade do bondinho. Sabemos do transtorno, mas ele será momentâneo. A contrapartida é que a população irá receber um equipamento moderno, com condições de funcionar por mais 40 anos”, finaliza Juliana Brauner.