sexta-feira, 2 de abril de 2010

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras







A Conferência Internacional das Cidades Inovadoras aconteceu, no período de 10 a 13 de março de 2010, em Curitiba, e contou com a presença de expressiva representação do Estado do Ceará: Joaquim Cartaxo, Secretário das Cidades; Gláuber Augusto Lira de Sousa, Presidente do Conselho do Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI e Coordenador Geral do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT, de Ubajara; João Lopes de Freitas, Secretário de Agricultura e Turismo de Ibiapina; Verônica Oliveira, Assessora da Secretaria das Cidades; Lucileide Lourenço Oliveira, representante do SEBRAE de Ipu; Antônio Cícero Jerônimo de Sousa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu; Maria do Socorro Pessoa Vasconcelos, Secretária de Turismo e Cultura de Ubajara e Maria Valneir, Assessora do Movimento Ibiapabano das Mulheres, de Viçosa do Ceará.

O evento envolveu 37 paises, recebeu 3.000 representantes que participaram de palestras e debates, orientados por mais de cem palestrantes.

2 comentários:

  1. Essa caravana fez a diferença em Curitiba,vamos em frente no prpósito de sermos cidades-região?

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que a IBIAPABA será em pouco tempo uma REGIÃO exemplo, se ensinarmos as nossas crianças uma nova visão de consciência ecológica, transformamos os terrenos ociosos em parques, planejarmos a expansão urbana, criarmos um sistema de transporte que priorize o cidadão e não os carros, se pensarmos na Ibiapaba e não só em nossa cidade e utilizarmos as redes sociais como instrumento auxiliar na construção de um novo modelo de gestão pública.

    Todos esses conceitos, já eram pensados pelos IBIAPABANOS VISIONÁRIOS, mais só acreditei que é possível realizar este sonho, quando percebi que em alguma parte desta pequena esquina do universo que chamamos de terra, alguém pensa como nós. Acredito que esse foi o maior aprendizado que tive durante esta conferência.
    Que Deus ilumine nossos gestores, para que eles sejam espelhados por aqueles que ousaram inovar pensando no cidadão, como disse Silvio Barros, Prefeito de Maringá, a ferramenta mais poderosa para transformar uma cidade é a vontade da população “A política é transitória a comunidade é permanente” e Jaime Lerner, “Se você vê um pedaço de papel jogado nas ruas de Curitiba, com certeza não foi um de nós.

    Aproveito a oportunidade para propor um projeto com o apoio popular com a finalidade de planejar o IBIAPABA para 2030 (IBIAPABA 2030).

    ResponderExcluir