quinta-feira, 1 de abril de 2010

NÃO HÁ INOVAÇÃO URBANA SEM SUSTENTABILIDADE

Durante quase toda a História da humanidade, não houve preço alto o bastante para atingir a grandiosidade. Impérios ilustres se ergueram apoiados na subjugação de povos e na destruição de ecossistemas. Demorou, mas chegou uma hora em que se percebeu que havia algo errado aí.




Só no final do século XX, o termo sustentabilidade, tão em voga hoje em dia, veio à tona. Sua origem remonta ao ano de 1987, quando a ONU publicou um estudo chamado Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Esse documento determinava o desenvolvimento sustentável como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.



Seguindo essa linha de raciocínio, as nações não precisariam deixar de se desenvolver economicamente, mas tinham a obrigação moral de respeitar determinados limites. De forma sucinta, são quatro os requisitos básicos para uma ação ser considerada sustentável: ser ecologicamente correta; economicamente viável; socialmente justa; e culturalmente aceita.



Hoje é inconcebível falar em cidades inovadoras sem considerar a sustentabilidade por trás de sua organização. Para isso, a ciência e a tecnologia, além de uma dose de bom-senso individual, precisam ser empregadas para a busca de caminhos viáveis para as cidades. Como disse Humberto Maturana na CICI 2010, crescer só por crescer não é necessariamente bom, porque você pode não ter como se sustentar e corre o risco de definhar.



O interesse que une todos aqui nesta rede são inovações no e do meio urbano. Não temos como ignorar a importância da sustentabilidade para a perpetuação das cidades, por isso, esse subtema deve ser uma constante na Rede Global de Cidades Inovadoras.



Segundo a agência inglesa Futerra, especializada em responsabilidade e sustentabilidade corporativa, para falar desses assuntos é preciso ser otimista, dar o exemplo e contar histórias de casos bem-sucedidos. Seguindo essas dicas, gostaríamos de propor para os próximos dias workshops online que exponham bons exemplos de sustentabilidade.



Se você conhece, desenvolveu ou participou de algum projeto urbano sustentável, conte essa experiência para nós. Basta entrar neste link e fazer um resumo da história. Nós vamos montar um calendário com as apresentações – que podem ser em formato de texto, foto e/ou vídeo – e abrir espaços temporários para os membros comentarem e fazerem perguntas ao autor.



Contamos com a sua colaboração!



Ramiro Wahrhaftig

Nenhum comentário:

Postar um comentário