Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a cidade de Ubajara foi palco para 3ª edição do Festival Floração do Maracujá.
O Festival foi realizado junto com a 23ª Fepai, por meio de uma parceria entre SINE/IDT de Ubajara, o SEBRAE/CE, a Prefeitura Municipal de Ubajara e o Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e das Cidades. Recebeu cerca de 15.000 mil visitantes, conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, dos municípios de Frecheirinha, Viçosa do Ceará, Tianguá, Frecheirinha, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Camocim, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu, de Cidades do Piauí e contou também com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, Casa de Variedades e Agrosystem, entre outros importantes parceiros apoiadores.
“Com uma programação cultural diversificada, colorida e cheia de atrativos gastronômicos, o evento consolidou-se na área de negócios, promovendo a divulgação e a comercialização de produtos artesanais, comerciais, capacitações técnicas, gastronomia, agroindustriais e serviços da região”, comemora o idealizador e coordenador do Festival e Gerente da Unidade do SINE/IDT de Ubajara, Glauber Sousa, que já começa a elaborar o IV Festival Floração do Maracujá, que após o sucesso desse ano passará a ser independente em 2011 a ser realizado nos período de 28 a 30 de outubro.
Alguns dados técnicos que me incentivaram a criação e realização do Festival:
Quantidade de produtores: No estado do ceará são aproximadamente 3500 produtores e na região da Ibiapaba aproximadamente 2800 produtores.
Empregos gerados: 11.500 empregos gerados na Ibiapaba.
Renda: Com uma média de 450,00 reais por tonelada, e uma média de 20 ton por há, soma-se 9000,00R$/há
Produção: A média de produção é de 20 ton por há, somando 115.000 toneladas de maracujá na Ibiapaba.
Quantidade de plantação: No estado do Ceará são aproximadamente 7000 há e na Ibiapaba são aproximadamente 5750 ha, sendo Ubajara e Tianguá, os maiores produtores.
Impacto na região: O maracujá é responsável por uma segurança alimentar e de renda entre os pequenos, médios e grandes produtores, pois ainda é uma das poucas culturas no estado do Ceará que que tem um preço(estável) assegurando a produção com um bom/custo benefício. Movimentando aproximadamente 51.750.000,00R$.
Tipo de maracujá mais plantado: O maracujá mais plantado é a variedade passiflora edulis f. flavicarpa ( amarelo).
Estes dados são apenas aproximados, tendo uma estimativa que seja um pouco maior, pois todos os produtos não são comercializados diretamente pela Ceasa, passando pelos atravessadores.
Fonte:Instituto Agropolos e Ceasa do Ceará.
Glauber Augusto Lira Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário