quarta-feira, 13 de março de 2013

NOTA CONDERI - CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA A IBIAPABA

                           Foto: Faixa da Audiência Pública da UFI em Ubajara/Ibiapaba

Prezados Ibiapabanos

O Conselho de desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, que desde o ano de 2000, através dos seus três Presidentes e de todos os demais Conselheiros, que voluntariamente prestaram e prestam relevantes serviços à Ibiapaba, pelas lutas e inúmeras ações de mobilizações, reuniões, seminários, visitas técnicas regionais e nacionais, diversas articulações, sempre em prol do Desenvolvimento, Fortalecimento e Identidade Regional.

No dia 19/02/2008, durante a Reunião do CONDERI na Cidade de Carnaubal foram votadas e aprovadas as seguintes Prioridades: 01-Universidade Regional da Ibiapaba; 02-Modernização do bondinho; 03-Hospital Regional; 04-Ampliação do aeroporto regional; 05-Implantação dos aterros sanitários; 06-Centro de feiras e eventos; 07-Ciclos das águas do Açude Jaburu(ampliação) ; 08-Centro de referência agropecuário.

Em 2009, nosso foco foi mais direcionado ao Plano Meio Norte-PDTRS do Ministério da Integração Nacional, onde os municípios da Ibiapaba realizaram suas reuniões locais de demandas e as mesmas foram votadas por eixos temáticos em reunião Extraordinária do CONDERI em Viçosa, no dia 29/07/2009. Os projetos e ações de relevância regional que foram aprovadas por unanimidade e enumeradas acrescentando nas já aprovadas em 2008, foram: 09- Ser reconhecida como Região da Ibiapaba e 10- Duplicação da CE 187 de Viçosa a Ipu.

Após esse evento marcante o CONDERI, através da Técnica Srª Verônica Oliveira com respaldo da Diretoria do Conselho participou de Audiência com o Deputado Federal José Guimarães, a qual apresentou nossas demandas e tendo sido acatada pelo Deputado, o mesmo assumiu compromisso de lutar pela Universidade Federal para Ibiapaba.

Com essa força política, determinação e comprometimento do Presidente do CONDERI Sr. Glauber Augusto várias ações foram alcançadas como por exemplo destacamos: Audiências na Assembléia Legislativa do Ceará viabilizando a realização da maior Audiência Pública já realziada na Ibiapaba  através da mesma em Ubajara, no dia 10 de agosto de 2011, tendo a participação de milhares de Ibiapabanos, dos Prefeitos e Deputados.

Nesse período foram incluidas propostas na Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO do Governo Federal em Prol da Universidade Federal da Ibiapaba.

No dia 01 de agosto de 2012, recebemos Ofício Nº 239/2012 CD-Gab 358 do Deputado José Nobre Guimarães comunicando a aprovação do Campus Universitário Federal-UFC para a Ibiapaba, na Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO para 2013 cujo o nobre Deputado não cita em qual cidade será a sede do Campus e que a mesma será na Região da Ibiapaba.

Seguindo a imparcialidade e transparência da luta pela Universidade para a Ibiapaba e com o apoio dos Prefeitos na época, o CONDERI não faz nenhuma citação de qual Cidade da Ibiapaba será sede, porem viabilizamos através da Secretaria Estadual das Cidades uma Proposta junto ao Programa de Monitoramento de Ações de Projetos Prioritários (MAPP) do Governo do Estado em 2011, 2012 e 2013: Programa 034 Desenvolvimento Regional - Projeto 1446 -Estudo de Viabilidade da Universidade da Ibiapaba no valor de R$ 400.000,00 para definir Tecnicamente/Economicamente qual cidade irá receber o Campus da UFC e que ainda aguarda a liberação.

Em 05 de março de2013, participamos de Audiência na Assembléia Legislativa com 1º Secretário Deputado Sr. Sérgio Aguiar, cuja pauta também foi a Universidade Federal da Ibiapaba vizando a liberação do referido MAPP.
Isso é um breve relato das ações e encaminhamentos que o CONDERI vem realizando e destaco que das Prioridades de 2008 algumas foram realizadas e outras já licitadas.

Especificamente o Campus da Universidade Federal do Ceará-UFC para a Ibiapaba, o CONDERI acredita que o Estudo de Viabilidade Técnico/Econômico seja a ferramenta prioritária, legítima e democrática para a sua implantação, ficando assim todas as Cidades da Ibiapaba: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba, Croatá e Ipú aptas a receber o tão sonhado e desejado Campus Universitário como também legitimar a Cidade indicada por esse levantamento realizado pela UFC.

O CONDERI não está contra o interesse particular das referidas Cidade da Ibiapaba em receber esse Campus, entretanto que seja ratificado via estudo a Cidade escolhida, pois só assim será o amadurecimento que tantos defendemos de Identidade Regional.

Atenciosamente,

Glauber Augusto Lira Sousa - Presidente do CONDERI

Nenhum comentário:

Postar um comentário