O Nordeste vem sofrendo uma das piores secas dos últimos anos e a região serrana da Ibiapaba que há muito tempo não sofria as consequências de longos períodos de estiagem não ficou de fora, rios, cachoeiras, pequenos açudes e barreiras estão sem água.
O açude Jaburu, que abastece mais de 350 mil pessoas é o que mais está sofrendo com essa seca, esse que já chegou a armazenar o máximo de sua capacidade no ano de 2009, no último dia 23/09 ele chegou a 18,71% de sua capacidade.
Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - COGERH - a previsão para o ano de 2016
considerando a continuidade de liberação de água aos irrigantes é que caso não tenha inverno chuvoso, o açude Jaburu só terá água até
o mês de maio , caso a quantidade de chuva seja a mesma de 2015, o abastecimento será cessado em
julho de 2016. Resumindo, caso não tomemos uma providência rápida, a região da Ibiapaba entrará em um colapso por falta de água.
Movimento Pró-Jaburu
Existem pessoas que estão muito preocupadas ao que nos espera no próximo ano caso não façamos nada em relação ao consumo irracional da água potável. É o caso do
Sr. Glauber Augusto, presidente do CONDERI, ele é um dos membros do movimento Pró-Jaburu. Conversamos com ele e vimos que a situação é mais critica do que pensávamos. Acompanhe a entrevista e entenda qual o objetivo dessa comissão e o que eles estão fazendo para evitar o colapso de falta de água em 2016.
O que é e qual o objetivo do Movimento Pró-Jaburu?
R- Os Movimentos Sociais PRÓ-JABURU, nasceu durante a realização da Audiência Pública da Assembleia Legislativa, realizada em Tianguá dia 19/09, que teve como tema a situação do Açude Jaburu, onde nós mesmo articulamos e realizamos, pois percebemos a necessidade de se ter um acompanhamento permanente da situação crítica pela baixa quantidade de água no Jaburu e a eminente falta de água para consumo humano, grande desperdício pela Cagece e o alto consumo pelos irrigantes a margem do Jaburu e nenhum órgão que estivesse mapeando essa situação por completo. Assim nasceu o Movimento Social PRÓ-JABURU.
Quais instituições e pessoas fazem parte desse movimento?
R- Até esse momento são 25 Instituições que assinaram a Carta SOS JABURU que já foi entregue a várias autoridades do Ceará:
Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba - CONDERI
Movimento Popular Desperta Ibiapina
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina - SINDSEMIB
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Benedito
STTR de Guaraciaba do Norte
STTR de São Benedito
STTR de Ibiapina
STTR de Ubajara
STTR de Tianguá
COOPA - Cooperativa de Pequenos Agricultores Agroecológicos
Diocese de Tianguá
AMEUB - Associação dos Ministros Evangélicos
EMATERCE Ibiapaba
CEJA D. Estrela
Escola Profissional de Viçosa do Ceará
Escola Profissional de Tianguá
Escola Profissional de Ubajara
Caritas Diocesana de Tianguá
Projeto de Apoio à Estratégia Territorial
Coordenação do NEDET - UVA/CNPq - Ibiapaba
Assessoria Social, de Inclusão Produtiva e de Gênero do Território da Ibiapaba - UVA/CNPq
Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido
ESPAF - Escola de Formação Política e Cidadania
Comitê de Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba
Movimento Ibiapabano de Mulheres - MIM
Caso continue a liberação sem fiscalização para os irrigantes, o uso irracional e sem controle de algumas pessoas, nas melhores das hipóteses o açude Jaburu só terá água julho de 2016. Qual o seu maior medo em relação a isso?
R- Nossa Previsão hoje com o Jaburu com 18.38% de água somente e considerando a continuidade de liberação de água para os irrigantes como encontra-se hoje, iremos vivenciar dois Cenários críticos: 1 (sem chuva em 2016), só teremos água até maio/2016 e no Cenário 2 (com chuva em 2016 = chuva de 2015), teremos água somente até julho/2016, observamos que esses cálculos levaram em conta que o volume morto é de 8% com informação oficial da COGERH.
Na última terça-feira (27/10), vimos que aconteceu a 3ª reunião para ações dos movimento sociais SOS Jaburu, onde aconteceu e o que foi debatido nesse encontro?
R- Aconteceu na Escola de Formação Política e Cidadania-Espaf, em Tianguá. Tratamos de planejamento de várias ações a serem realizadas pelos Movimentos Sociais de imediato, pois o Açude Jaburu agoniza e não temos tempo, ou se economiza água hoje ou em 2016 não teremos o suficiente para abastecimento humano. Realizamos também uma avaliação do encontro que promovemos com os Promotores Públicos e Defensores da ibiapaba, dia 13/10.
Quais serão os próximos passos que o movimento pró-Jaburu estará fazendo para mudar essa realidade que nos espera no próximo ano?
R- Estamos trabalhando muito e o mais lamentável somos nós e mais ninguém. Nosso sentimento é de que a população da Ibiapaba ainda não percebeu a gravidade da situação que é a "Falta de água para abastecimento Humano na Ibiapaba", se não forem tomadas atitudes urgentemente.
Para isso solicitamos uma reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, para termos a possibilidade de espaço para realizarmos uma apresentação da real situação Crítica do Açude Jaburu e sensibilizarmos para a necessidade urgente de elevar o corte (racionamento) no fornecimento para a Cagece e Irrigantes (11/11). Também criamos a página no facebook do SOS JABURU, Confecção de camisas e adesivos para carros, várias palestras nas escolas e comunidades, criamos a Petição Pública SOS JABURU que já conta com mais de 1.000 assinaturas em poucos dias, etc.
Estamos articulando em Fortaleza no Gabinete da Deputada Augusta Brito uma grande reunião com as seguintes Instituições e seus representantes, para poder efetivar esse corte no fornecimento e outras ações importantes no aumento da capacidade do Jaburu com novos açudes:
- Superintendência de Obras Hidráulicas - Sohidra Superintendente Sr. Yuri Castro de Oliveira
- Secretaria dos Recursos Hídricos - SRH - Secretário Sr. Francisco José Coelho Teixeira
- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH - Presidente Sr.João Lúcio Farias
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE - Diretor-Presidente Sr. Neurisangelo Freitas
- Secretária de Relações Institucionais - Secretário Sr. Nelson Martins
- Assessor Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais Sr. Acrísio Sena
- Deputada Augusta Brito e Deputado Estadual Moisés Bráz
- Gerências Regionais - Bacia do Parnaíba/Jaburu - Gerente Sr. Francisco Rodrigues Pessoa dos Santos Júnior.
Que pedido você faz para aquelas pessoas que ainda não se conscientizaram sobre a atual situação do nosso querido Jaburu?
R- Que todo Ibiapabano faça já sua parte em economizar água, pois a nossa parte estamos fazendo, ressaltando que na forma que se encontra a utilização e consumo do Jaburu, somados com a perspectiva grande de um péssimo inverno, fortalecido com as previsões climáticas mundiais por conta do El Niño na América do Sul, serão desastrosas e seremos atingidos com o colapso eminente de falta de água. Então Caros humanos, usem a racionalidade para o bem comum e economizem o restinho de água que ainda o Jaburu dispõe.
Sr. Glauber Augusto Lira Sousa- Presidente do CONDERI
Entramos em contato com o Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba, mas não obtivemos retorno.
Ubajara Notícias
http://www.ubajaranoticias.com.br/index/continueLendo/id/2216