quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CONDERI E MOVIMENTOS SOCIAIS DA IBIAPABA PRÓ-JABURU APRESENTAM DEFESA AO SOS JABURU

O Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI e também representado os Movimentos Sociais da Ibiapaba PRÓ-JABURU, realizou uma apresentação/Palestra com foco no SOS JABURU, dia 11/11/15, no Auditório do Parque Nacional de Ubajara/Teleférico, durante reunião extraordinária que o próprio CONDERI/MOVIMENTOS SOCIAIS, solicitaram e foi aprovada junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Açude Jaburu. 

O evento contou com a participação de representantes do comitê, autoridades, Técnicos do Tribunal de Contas do Estado, estudantes, imprensa, ONGs e etc. O Presidente retratou o histórico da capacidade e uso do Jaburu e seu colapso eminente se ações concretas de racionamento e corte caso não sejam tomadas imediatamente. "Hoje o nosso maior patrimônio que é o Jaburu agoniza com somente 18% de água e caso não sejam elevados os cortes dos atuais 5% para 20% da Cagece e de 30% para 100% dos irrigantes, o colapso de falta d'água tem data marcada em 2016. Triste e lamentável ter que vivenciar esse momento, pois jamais pensávamos que nossa querida ibiapaba teria que enfrentar esse gravíssimo problema", destacou Glauber Lira.

Destacamos que no início da reunião os Técnicos da Cogerh não acreditavam e nem aceitavam os dados que apresentamos com várias justificativas, solicitando o corte imediato para os irrigante.  Após nossa apresentação e debates, obtivemos uma conquista, pois foi solicitado e aprovado que o comitê irá rever a data limite de corte dos irrigantes que era 01/02/2016, que seja antecipada imediatamente se for aprovada durante outra reunião extraordinária, dia 03/12/15, na Galeria da Esperança, em São Benedito às 9h.
Representando os Movimentos Sociais da Ibiapaba estiveram presentes Glauber Lira, Padre Lusmar, Antonia Francivan, Amauri Didi, Paulo César e escoteiros de Viçosa.
Agradecemos a Presidente do Comitê Srª Judite Araújo pelo apoio ao Movimento Pró-Jaburu e o Gerente da Cogerh Cratéus Rodrigues Junior e demais Técnicos.

Fonte: CONDERI








Nenhum comentário:

Postar um comentário