terça-feira, 29 de setembro de 2015

CONDERI PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TEMA: "SOS JABURU"



A Assembleia Legislativa realizou na manhã do dia 19 de setembro, às 9h, na EEEP Prof. Sebastião Vasconcelos Sobrinho, em Tianguá, audiência pública para debater a Gestão das Águas do Açude Jaburu I, na Serra da Ibiapaba. A audiência atende a requerimento do deputado Moisés Braz (PT), que presidiu os trabalhos, e foi promovida em conjunto pelas comissões de Agropecuária, de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Regional e de Recursos Hídricos e Desenvolvimento do Semiárido da Casa.

A audiência foi articulada, apoiada e efetivamente contou com a participação do CONDERI, junto com outros Movimentos: MIM, ESPAF, TERRITÓRIO DA IBIAPABA, FÓRUM DO SEMIÁRIDO, STTR´S, CARITAS E OUTROS.

"A audiência foi mais um grande sucesso, sendo a 5ª realizada com grande participação do CONDERI, somente em 2015, o que mostra a importância que a IBIAPABA vem recebendo junto à Assembléia e principalmente por parte de alguns parlamentares", destacou Glauber Lira.



Participam da audiência os prefeitos de Tianguá, Jean Azevedo e de Croatá, Antônio Onofre e o Vice de Ibiapaina, Manuelzinho, representantes, do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), Glauber Lira, do Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido da Ibiapaba, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Câmara Municipal de Tianguá, Território da Ibiapaba, Fetraece e mandato do deputado federal Odorico Monteiro (PT), além de estudantes de escolas públicas e de comunidades dos diversos municípios da região totalizando mais de 200 pessoas.


Na abertura dos trabalhos, o deputado Moisés Braz defendeu o uso racional e a correta gestão dos recursos hídricos, com prioridade para consumo humano e animal. Destacou importância da audiência para debater e encaminhar soluções que possam contemplar dos diversos interessados no uso das águas do manancial. 

O Fórum da Ibiapaba e o Conderi fizeram explanações a respeito dos problemas no uso das águas por empresas e pequenos produtores da região, e defenderam o fim do uso do líquido para irrigação, assim como do uso de agrotóxicos, ao mesmo tempo em que cobraram do governo uma solução para os problemas. O gerente regional da Cogerh, Francisco Rodrigues Júnior, explicou todo o processo de gestão das águas do açude, e afirmou que não falta fiscalização por parte do órgão, ponderando diversas críticas contrárias. 
Entre os encaminhamentos da audiência ficou decidida a formação de uma comissão permanente de discussão sobre o uso da água do Jaburu I, a sugestão do estabelecimento, pela Cagece, de um sistema de racionamento com definição de horários para o fornecimento de água tanto para consumo humano como para irrigação e a elaboração de um documento com as sugestões apresentadas durante o debate para a SRH e para o governador Camilo Santana. O deputado Moisés Braz destacou a qualidade do debate promovido, enfatizando o interesse da população pelo assunto e a democratização nas intervenções dos mais de 20 inscritos para falar durante a audiência. "Nos comprometemos a encaminhar e acompanhar todas as deliberações desta reunião, a fim de que cheguemos a uma efetiva solução que contemple a maioria dos presentes aqui hoje", concluiu.

Fonte: Imprensa Dep. Moisés Braz e CONDERI






















Nenhum comentário:

Postar um comentário