terça-feira, 27 de abril de 2010

Parabéns às empregadas domésticas na Ibiapaba

Olá amig@s,

Hoje 27 de abril comemoramos o dia da empregada doméstica, na Ibiapaba era para termos um evento para homenageá-las, acho que elas merecem nosso reconhecimento.

O dia 27/04 é considerado o dia nacional da empregada doméstica por ser o dia de Santa Zita. Zita nasceu em 1218 na Itália e devido a sua origem humilde e camponesa, aos 12 anos começou a trabalhar como empregada doméstica, trabalhando para a mesma família por várias décadas.

Zita morreu em 27 de abril de 1278. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas.

Atentamente

Glauber Augusto
Presidente-CONDERI

FORMAÇÃO ESCOLAR + QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ + BOLSA R$ 100,00

Jovens de 18 a 29 anos matriculem-se no ProJovem Urbano
A Coordenação Nacional adiou o início das aulas do Projovem Urbano para o dia 24 de maio de 2010. As matriculas ocorrerão até o dia 17 de maio, nos municípios de: Arneiroz, Barbalha, Baturité, Caridade, Cariré, Catarina, Cedro, Crato, Iço, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Itatira, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Lavras da Mangabeira, Nova Oinda, Nova Russas, Paramoti, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, São Benedito, Sobral, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre, Quixelô e Frecheirinha.

O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal, executado pelo Gabinete do Governador do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o apoio das prefeituras municipais.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL NA IBIAPABA PARA JOVENS

No dia 30 de abril de 2010, acontecerá evento de encerramento das ações de Qualificação Profissional e Social na Ibiapaba em Ubajara. São 3 cursos de capacitação com duração de 200h/a, teóricas e práticas, beneficiando 55 jovens, nas áreas de BARTENDER, GARÇON/GARÇONETE E VENDEDOR DO COMÉRCIO VAREJISTA. Cursos esses do PLANTEQ do Governo Federal, do Governo do Estado e do SINE/IDT, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador-FAT e gratuítos para os alunos. Essas demandas foram levantadas em 2009 pela Unidade do SINE/IDT de Ubajara que vem implementados ações na Ibiapaba em busca da qualificação na área do Turismo, principalmente para os jovens. O evento será na próxima sexta 30 de abril às 17h, no restaurante NEVOR.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM DESTAQUE NA IBIAPABA

Com destaque para a Pessoa com Deficiência, aconteceu na Ibiapaba em Carnaubal dia 14 de abril de 2010  na Casa do Cidadão, grande evento que contou com a participação de mais de 200 pessoas, em especial vários deficientes, assistentes sociais, secretários municipais, autoridades, vereadores, representantes de diversos conselhos e sociedade civil . O evento contou com a palestra do Presidente do CONDERI e Gerente do IDT, Sr. Glauber Augusto com abordagem para Pessoa com Deficiência X Inclusão no Mercado de Trabalho. Apresentou ainda o CONDERI, suas principais ações e convocou a todos pela união em defesa das necessidades e ações a serem implementadas na Ibiapaba em busca da inovação para cidades-região. Esse evento foi realizado pela Prefeitura de Carnaubal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

II SIMPOSIO DE IPÚ NA IBIAPABA- CEARENSIDADES: Mémórias e Identidades

Acontece no período de 13 a 17 de abril de 2010, o II SIMPÓSIO DE IPU, com foco principal na CEARENSIDADES: Memórias e Identidades. A abertura Oficial  aconteceu no dia 13 de abril, às 20h, no Auditório do Patronato Sousa Carvalho em Ipú e contou com a participação do Gerente do IDT de Ubajara e Presidente do CONDERI Sr. Glauber Lira, da Secretária Executiva do CONDERI Srª Lucileide Lourenço, Conselheiro e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipú Sr. Cícero Jerônimo, da Secretária de Educação de Ipú Srª Aldania Lima, do Reitor da UVA Professor Colaço Martins, da representante da UECE Professora Lucia Helena, representante do Prefeito Sávio Pontes Sr. Pedro Josino e do idealizador desse evento o Sr. Marcos Sampaio. Participaram também convidados, autoridades locais e universitários.
 

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CONDERI EMPOSSA SUA NOVA DIRETORIA 2010


CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA IBIAPABA-CONDERI
(SECRETARIA EXECUTIVA: RUA ESMERINO MAGALHÃES,214-CENTRO-UBAJARA- UNIDADE DO SINE/IDT)

O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO-IDT E O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL-STDS, REALIZARAM EVENTO CONCORRIDO, O I SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA CANA-DE AÇUCAR DE GUARACIABA DO NORTE COM DESTAQUE PARA A POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA IBIAPABA-CONDERI.

ATUANDO DESDE 2000, O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, também designado CONDERI, é um fórum da sociedade civil de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, com prazo de duração indeterminado E VINCULADO À SECRETARIA ESTADUAL DAS CIDADES.
O CONDERI Ibiapaba tem por finalidade: integrar e fomentar as ações que buscam o desenvolvimento sustentável da região, promovendo, difundindo, incentivando e integrando os atores locais, através de estratégias econômicas, ambientais, culturais, turísticas e sociais, assegurando o desenvolvimento social, econômico e ambiental da Ibiapaba. SEU FOCO PRINCIPAL É O FORTALECIMENTO REGIONAL, PRINCIPALMENTE NA SENSIBILIZAÇÃO PARA  A CRIAÇÃO DA CIDADES-REGIÃO E IDENTIDADE IBIAPABANA.

FORAM ELEITOS POR UNANIMIDADE NA ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSELHO NO DIA 04 DE FEVEREIRO EM UBAJARA A NOVA DIRETORIA, QUE FOI EMPOSSA EM GRANDE ESTILO PELAS AUTORIDADES PRESENTES SR. FRANCISCO DE ASSIS DINIZ-PRESIDENTE DO IDT, SR. ALCIR PORTO-DIRETOR ESTADUAL DO SEBRAE, SR. CÉSAR RÊGO- DA SECRETARIA DAS CIDADES, OS PREFEITOS DE IPÚ, IBIAPINA E VIÇOSA- SRS. SÁVIO PONTES, MARCOS ANTONIO E PEDRO BRITO  RESPECTIVAMENTE, CONSELHEIROS, VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E AUTORIDADES DE TODOS OS 9 MUNICÍPIOS DA IBIAPABA. COMPARECERÃO NO TOTAL QUASE 250 PESSOAS PARTICIPANDO DO EVENTO.

COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA 

PRESIDENTE – SR. GLAUBER AUGUSTO LIRA SOUSA- DO SINE-IDT
VICE-PRESIDENTE: SR. JORGE MAPURUNGA – SEC.DA PREFEITURA DE VIÇOSA
1ª. SECRETÁRIA: SRA. LUCILEIDE LOURENÇO – DO SEBRAE -IPÚ
2º. SECRETÁRIO: SR. JOÃO DE FREITAS – APOI - IBIAPABA

DIRETORIA - CONDERI

IBIAPABA RECEBE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS


No período de 05 a 09 de abril de 2010, aconteceu na Ibiapaba em Ubajara, na Escola Estadual Flávio Ribeiro Lima a primeira OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS-SICONV, do Ministério da Integração Nacional-MIN, que teve como objetivo capacitar 30 participantes entre: Técnicos de Prefeituras, Ong´s, Associações comunitárias e Conselheiros do CONDERI, dos respectivos municípios: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Ipú e as Cidades de Cruz e Jijoca de Jericoacoara que foram convidadas.
Essa capacitação foi a única no Estado do Ceará até o momento e foi articulada e viabilizada  pelo CONDERI em parceria com a Secretaria das Cidades e Instituto Agropólos do Governo do Estado, junto ao Ministério da Integração Nacional, tendo em vista o grande volume de recursos disponíveis no Governo Federal e Estadual, mas não são liberados pela ausência de projetos ou projetos mal elaborados.
O evento de encerramento e entrega dos Certificados aos participantes, aconteceu no dia 09 de abril, às 13h, e contou com a participação do Presidente do CONDERI, Glauber Lira, da Técnica da Sec. das Cidades, Verônica Oliveira e dos Técnicos do Ministério da Integração Nacional, Edivan e Juliana.
Essa foi mais uma ação do CONDERI, com foco no desenvolvimento regional e gerando possibilidades de futuros projetos para a Ibiapaba em busca da sensibilização para a criação da cidades-região

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CONDERI REALIZA SUA 3ª. REUNIÃO ORDINÁRIA


Aconteceu no dia 06 de abril de 2010, no Auditório do SINE/IDT de Ubajara, a 3ª. reunião Ordinária do CONDERI que contou com quase 50 participantes de todas as cidades da Ibiapaba entre Diretores, Conselheiros, Prefeitos, Secretários, Assessores, Instituições e Convidados.  A reunião contou com a seguinte pauta: PROJETO IBIAPABA 2030, RELEASE DA VIAGEM DOS CONSELHEIROS A CURITIBA-PR PARA PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS CIDADES INOVADORES, AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ DR. CID FERREIRA GOMES, APRESENTAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA DO JABURU PELA COGERH E APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO PELOS TÉCNICOS DE BRASÍLIA SOBRE COMPRAS GOVERNAMENTAIS. 
Na avaliação do Presidente do CONDERI Sr. Glauber Augusto, a reunião foi mais que um sucesso, pois o Conselho apresentou propostas concretas e viáveis para o desenvolvimento da Ibiapaba em busca da sustentabilidade e principalmente uma qualidade de vida melhor para toda população, que só vai acontecer quando sairmos da individualidade e passarmos a inovar e agir como Cidades-Região.
Foi destacado também com grande satisfação o início das obas do aeroporto regional com sede em São Benedito, poi o aeroporto era uma das principais prioridades defendidas pelo CONDERI a mais de 7 anos, pois contribuirá profundamente no desenvolvimento da região, principalmente no setor turístico. 
O ponto alto foi o lançamento do Blog do CONDERI, que pode ser acessado pelo endereço http://conderi.blogspot.com/ que vai exclusivamente tratar de assuntos da Ibiapaba com atualizações diárias.

domingo, 4 de abril de 2010

II Conferência Estadual de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Superior.

Estive participando nesta segunda, dia 29 de março de 2010, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu, Antônio Cícero Jerônimo de Sousa, na II Conferência Estadual de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Superior. Com o objetivo de promover o desenvolvimento do Ceará através do conhecimento e da inovação, foi criada, em 1995, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – Secitece. Com o objetivo de promover a inclusão social e uma efetiva melhoria na qualidade de vida do povo cearense, o Secitece tem o papel de coordenar e viabilizar o fomento, a difusão e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico no Ceará. São quatro áreas que formam o sustentáculo para formação de projetos e ações da Secretaria. São Elas: Ciência, Tecnologia & Inovação, Educação Superior, Educação Profissional e Inclusão Digital. Trabalhando em conjunto ou separadamente, cada área desenvolve um papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico, científico e profissional do Estado do Ceará. Formamos o eixo na área de Ciência, Tecnologia & Inovação na elaboração de diretrizes para ações que serão levadas para Conferência Estadual em Fortaleza, dia 08 a 09 de abril de 2010. Dentre as diretrizes para a região norte, o nosso Ipu, teve a contemplação de uma diretriz muito importante, referente ao turismo, agronegócio, industrialização cultural da cerâmica e por fim a agregação de um modelo de ensino na formação profissional de nossos jovens. Discursos importantes centralizaram a atenção de todos os presentes, uma delas proferida pelo Reitor da UVA, o professor Colaço Martins de que “Não há desenvolvimento sem educação profissional, sem está formação, o cidadão fica comprometido na capacitação para o seu desenvolvimento tecnológico, a ciência como ponto de apoio e a tecnologia como alavanca”. Entre os eixos temáticos discutidos foi à interiorização dos projetos como ponto de partida para o crescimento sustentável. O Ipu terá como representante na delegação de Fortaleza, o secretário Antonio Cícero Jerônimo de Sousa. (Blog Aconteceu Ipu – Afrânio Soares, em 01 de abril de 2010).

BLOG: afraniosoares.blogspot.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras







A Conferência Internacional das Cidades Inovadoras aconteceu, no período de 10 a 13 de março de 2010, em Curitiba, e contou com a presença de expressiva representação do Estado do Ceará: Joaquim Cartaxo, Secretário das Cidades; Gláuber Augusto Lira de Sousa, Presidente do Conselho do Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI e Coordenador Geral do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT, de Ubajara; João Lopes de Freitas, Secretário de Agricultura e Turismo de Ibiapina; Verônica Oliveira, Assessora da Secretaria das Cidades; Lucileide Lourenço Oliveira, representante do SEBRAE de Ipu; Antônio Cícero Jerônimo de Sousa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu; Maria do Socorro Pessoa Vasconcelos, Secretária de Turismo e Cultura de Ubajara e Maria Valneir, Assessora do Movimento Ibiapabano das Mulheres, de Viçosa do Ceará.

O evento envolveu 37 paises, recebeu 3.000 representantes que participaram de palestras e debates, orientados por mais de cem palestrantes.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

População assume papel de protagonista nas transformações urbanas

Cooperação entre cidades também pode facilitar mudanças importantes

É preciso estar atento ao movimento subterrâneo que ocorre na sociedade e vai desembocar, fatalmente, em mudanças profundas. Quais são elas, ou as estruturas que surgirão, ainda não são conhecidas. Mas certamente serão desenhadas pela população, que começa a assumir com mais determinação as decisões que devem ser tomadas.

O resumo oferece apenas uma idéia da visão apresentada pelo articulador do Comitê Científico da Conferência Internacional Cidades Inovadoras, Augusto de Franco, na mesa de abertura do evento, que teve como tema O Reflorescimento das Cidades. De acordo com Franco, que é analista político e animador de redes sociais, as cidades já estão experimentando mudanças importantes, mas as grandes e pesadas estruturas atuais e os governos ainda não perceberam. É impossível segurar o processo, alertou.

A opinião de Franco foi partilhada pelos demais palestrantes. Uma das maiores experts em urbanismo no mundo, a jornalista norte-americana Carol Coletta, acredita que o maior desafio da inovação nas cidades é a resistência das pessoas. "É da natureza humana não gostar de mudanças", disse.

Segundo ela, as grandes mudanças são geradas por coisas muito simples, mas que precisam da cumplicidade da população. E apresentou cálculos que mostram que os Estados Unidos economizariam US$ 1.66 bilhão por ano apenas com a redução de 1ponto percentual na pobreza e em mudanças que permitiriam que o cidadão não tivesse de se locomover mais de uma milha por dia.

As cidades sempre estiveram à frente das inovações, acrescentou Augusto de Franco. E isso não mudará. Para enfrentar o problema financeiro que os municípios teriam para poder administrar seu próprio destino de forma mais ampla, ele aponta a coligação e cooperação entre as cidades. "Já estão surgindo cidades-regiões e até cidades transnacionais", afirmou.

O vice-prefeito de Londres, Richard Barnes, apresentou como exemplo prático de melhoria da cidade a revitalização das docas. Barnes disse que esta ação foi uma das grandes responsáveis pelas mudanças experimentadas pela capital inglesa nos últimos anos - que passa por um verdadeiro reflorescimento.


http://www.cici2010.org.br/

IGREJA MATRIZ DE GUARACIABA DO NORTE - CE

Igreja Matriz de Tianguá-CE

NÃO HÁ INOVAÇÃO URBANA SEM SUSTENTABILIDADE

Durante quase toda a História da humanidade, não houve preço alto o bastante para atingir a grandiosidade. Impérios ilustres se ergueram apoiados na subjugação de povos e na destruição de ecossistemas. Demorou, mas chegou uma hora em que se percebeu que havia algo errado aí.




Só no final do século XX, o termo sustentabilidade, tão em voga hoje em dia, veio à tona. Sua origem remonta ao ano de 1987, quando a ONU publicou um estudo chamado Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Esse documento determinava o desenvolvimento sustentável como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.



Seguindo essa linha de raciocínio, as nações não precisariam deixar de se desenvolver economicamente, mas tinham a obrigação moral de respeitar determinados limites. De forma sucinta, são quatro os requisitos básicos para uma ação ser considerada sustentável: ser ecologicamente correta; economicamente viável; socialmente justa; e culturalmente aceita.



Hoje é inconcebível falar em cidades inovadoras sem considerar a sustentabilidade por trás de sua organização. Para isso, a ciência e a tecnologia, além de uma dose de bom-senso individual, precisam ser empregadas para a busca de caminhos viáveis para as cidades. Como disse Humberto Maturana na CICI 2010, crescer só por crescer não é necessariamente bom, porque você pode não ter como se sustentar e corre o risco de definhar.



O interesse que une todos aqui nesta rede são inovações no e do meio urbano. Não temos como ignorar a importância da sustentabilidade para a perpetuação das cidades, por isso, esse subtema deve ser uma constante na Rede Global de Cidades Inovadoras.



Segundo a agência inglesa Futerra, especializada em responsabilidade e sustentabilidade corporativa, para falar desses assuntos é preciso ser otimista, dar o exemplo e contar histórias de casos bem-sucedidos. Seguindo essas dicas, gostaríamos de propor para os próximos dias workshops online que exponham bons exemplos de sustentabilidade.



Se você conhece, desenvolveu ou participou de algum projeto urbano sustentável, conte essa experiência para nós. Basta entrar neste link e fazer um resumo da história. Nós vamos montar um calendário com as apresentações – que podem ser em formato de texto, foto e/ou vídeo – e abrir espaços temporários para os membros comentarem e fazerem perguntas ao autor.



Contamos com a sua colaboração!



Ramiro Wahrhaftig

Ipu _ Ibiapaba